Facebook começa a usar dados do Oculus VR para publicidade
Todos sabíamos que este dia ia chegar.
Quando o Facebook comprou a Oculus em 2014 por $2 mil milhões, todos sabíamos que eventualmente a companhia ia usar os dados dos utilizadores para fins de publicidade. Esse dia finalmente chegou.
Ainda assim, a recolha de dados não será universal e os utilizadores dos dispositivos da Oculus ainda têm uma forma de preservar os seus dados. Essa forma é optar por não ligar uma conta do Facebook à conta da Oculus.
Como assim?
Desde o início que os dispositivos de realidade virtual da Oculus requerem uma conta. Depois da companhia ter sido comprada pelo Facebook, os utilizadores tinham a opção de associar a sua conta Oculus ao Facebook.
Portanto, se tens um dispositivo de realidade virtual da Oculus mas nunca associaste a tua conta ao Facebook, os teus dados não serão usados para fins de publicidade.
Há, todavia, uma desvantagem. A Oculus obriga os utilizadores a associaram uma conta de Facebook à conta Oculus para ter acesso a determinadas funcionalidades. Por exemplo, o Oculus Venues, que permite aos utilizadores assistir a concertos e a eventos de desporto, requer uma conta Facebook associada.
Basicamente, tudo o que seja funcionalidades sociais (via UploadVR), como juntares-te a parties e adicionar amigos, vai requerer uma ligação com o Facebook. Os utilizadores são livres de não o fazer, mas efectivamente ficam restritos em funcionalidades.