Facebook lança programa para competir com o Twitch
Guerra de Streams.
O Facebook tem vindo a alterar-se juntamente com os padrões de consumo da sociedade actual - nos últimos anos, temos visto como a rede social se tem inclinado para vídeos, fornecendo ferramentas que permitem a transmissão de vídeo em directo ou criação de conteúdos.
No entanto, num mercado dominado quase de forma completa pelo Twitch e pelo Youtube, o Facebook decide expandir as suas ofertas, criando uma vertente voltada para o gaming - com o anúncio de um "programa piloto de criação de jogos", a gigante americana pretende atrair algum deste público para a sua plataforma.
O Facebook revela que o seu novo programa se concentrará no streaming de jogos ao vivo e fornecerá aos criadores ferramentas para criar e gerir as suas comunidades. Para além disso, streamers poderão transmitir jogos a 1080p e 60 fotogramas por segundo, a resolução de "ouro" nos videojogos.
É claro que esta é uma tentativa do Facebook de construir algo semelhante ao "partner program" do Twitch, dando a possibilidade aos streamers mais populares de aproveitarem recursos como assinaturas mensais e ofertas exclusivas para os inscritos, incluindo chat privado. O Facebook diz que o programa incluirá um sistema de gorjetas que permitirá aos espectadores dar uma gorjeta mínima de 3 dólares para os criadores, se bem que ainda não foram reveladas as recompensas que estes pessoas poderão ter ao fazê-lo.
Outros detalhes ainda são escassos neste momento - incluindo a forma como os criadores dividirão as suas receitas com o Facebook - mas o programa abrirá oficialmente no domingo, com a rede social convidando dezenas dos maiores criadores para participar. Numa fase posterior, mais streamers poderão participar, enquanto a empresa continua a desenvolver o programa.
Caso queiras dar uma vista de olhos, só tens de visitar a página Fb.gg mas vale a pena notar que a plataforma se encontra ainda numa fase embrionário e há ainda muito que não se sabe. Achas uma boa jogada por parte do Facebook? Conseguirá captar a audiência do Twitch?