Passar para o conteúdo principal

Falta de apoio à VR dita encerramento de produtora

Estúdio de Firewall fecha portas.

Crédito da imagem: First Contact Entertainment

O ano de 2023 ficará marcado como um ano fenomenal para os videojogos, mas também ficará marcado como uma data sombria para esta indústria, marcada por despedimentos e encerramento de vários estúdios.

Estamos a dias do final deste ano, mas ainda continuam a surgir notícias de estúdios que perdem funcionários ou encerram. O mais recente é a First Contact Entertainment, conhecida por Firewall: Zero Hour, Firewall Ultra e Solaris: Offworld Combat, jogos de tiro para a realidade virtual.

Após desenvolver jogos para a realidade virtual para a PlayStation 4, PS5 e diversos outros dispositivos, a First Contact anunciou que não existe suporte para a tecnologia na indústria e não encontrou outra alternativa a não ser fechar portas.

"Após quase 8 anos a trabalhar com a mais espantosa equipa que já tive o prazer de trabalhar, lamento anunciar que vamos fechar a nossa companhia First Contact Entertainment no final do ano," escreveu a produtora na sua página na Facebook.

"A falta de apoio à VR dentro da indústria eventualmente causou o seu desgaste. Como produtora de jogos VR AAA, simplesmente não conseguimos justificar as despesas necessárias para continuar. Somos uma equipa de destemidos inovadores dispostos a explocar até aos limites novas tecnologias."

"Estou extremamente orgulhoso da equipa e grato aos nossos investidores, parceiros e claro, à nossa comunidade de dedicados e apaixonados jogadores. Foi uma viagem louca, obrigado!"

O mais recente lançamento da First Contact foi Firewall Ultra para o PlayStation VR na PS5, em agosto de 2023.

Lê também