Passar para o conteúdo principal

Far Cry 5 - Cinco elementos que o separam de todos os anteriores

Acabaram-se as torres, explora e traça a tua história.

Far Cry 5 está prestes a ficar disponível para todos os jogadores com uma Xbox One, PlayStation 4 ou PC e depois da análise, queremos apresentar um novo artigo onde te falo de alguns dos aspectos mais importantes no jogo. Far Cry 5 é a série Far Cry no seu melhor, é um jogo que aposta nos mesmos valores e poderá soar demasiado familiar, mas onde existem mecânicas e funcionalidades que prometem fazer a diferença. Este artigo falará dos 5 elementos através dos quais Far Cry 5 se distingue dos anteriores, que vão marcar a experiência de qualquer jogador e que todos devem conhecer antes de entrar em contacto com o jogo.

Se quiseres saber mais da nossa experiência em Hope County, podes ler a análise onde te falo do meu confronto contra o culto e como tracei o meu caminho até Joseph Seed. Se quiseres saber as principais ferramentas, através das quais a Ubisoft separa Far Cry 5 dos anteriores, convido-te a acompanhares-me neste artigo. Especialmente porque Far Cry 5 ostenta a mesma filosofia que esteve na base dos outros, mas beneficia com mudanças no design do mundo aberto que o tornam mais solto.

Repara na pequena bússola mesmo no topo do ecrã, é o teu indicador para locais de interesse

Adeus torres, olá exploração

Este é o primeiro elemento da lista pois é verdadeiramente o mais importante. Se ainda não sabias, então posso dizer-te que Far Cry 5 não tem mais torres para trepar, como as que serviam para revelar pontos de interesse ao seu redor. A Ubisoft livrou-se dessa mecânica que tornava os seus jogos em tarefas e aumentava a sensação de repetição. Agora és convidado a explorar para adicionar ícones com missões Principais e Paralelas ao mapa, Postos do Culto para derrubar, locais de pesca, missões radicais do Clutch Nixon ou locais onde foram escondidos dinheiro ou tesouros.

Se olhares para a primeira imagem neste artigo, verás uma pequena bússola no topo do ecrã. Após a missão de introdução, podes ir para qualquer lado e utilizar qualquer meio de transporte, onde contarás com a ajuda dessa bússola que te indica os pontos de interesse ou missões nas tuas proximidades. Acabou-se a sensação de experiência demasiado repetitiva, agora tu traças a tua aventura, tu decides o que fazer ao explorar. Quando ajudas pessoas ou quando te aproximas de um local, descobrirás pontos de interesse e serão então adicionados ao mapa. Todas as actividades ajudam-te a conquistar Pontos de Resistência (aquela barra amarela no canto inferior direito), necessários para deixar o Arauto da região aborrecido e te convocar para o último confronto com ele.


Momentos inesperados para recompensas maiores

Em Far Cry 5 existem Missões de História, Missões Paralelas, Postos do Culto e Esconderijos com recompensas. Além de actividades como pesca, caça e circuitos radicais, será nestas quatro actividades que investirás a maior parte do teu tempo em Hope County. As missões de história surgem ao chegar a novos locais ou a interagir com os Guns/Fangs for Hire (mais sobre isso em baixo), enquanto as missões paralelas surgem ao descobrir um local enquanto exploras, ao salvar um civil na beira da estrada ou ao libertar um posto das mãos do culto. Frequentemente, ao salvar civis ou a libertar postos, os NPCs dão-te novas missões paralelas ou revelam-te pontos de interesse no mapa.

Muitos deles dizem-te onde estão os esconderijos com recompensas e em todas as missões és informado desde logo das recompensas e dos pontos de resistência que ganhas. No caso dos esconderijos, escondem dinheiro, pontos de vantagem (mais sobre isso também em baixo) ou armas personalizadas com skins especiais e melhorias. Existe muito por onde passar o tempo em Hope County e se não quiseres seguir exclusivamente a história, a exploração premeia-te com momentos inesperados.


Os Especialistas

Espalhados pelas três regiões de Hope County estão 9 especialistas: 3 animais (Fangs) e 6 humanos (Guns) que podes encontrar e depois de os ajudares, eles podem ser convocados para te ajudar. Existem 3 em cada região e seguires para os locais onde se encontram, terás mais missões de história que abrem acesso a linhas narrativas específicas de cada um. Basicamente revelam o efeito do culto no local onde habitam e de que formas se querem vingar da opressão. Descobrir cada um deles é do mais divertido e qualquer um deles será muito útil.

Posso dar o caso de Nick Rye, um homem dividido. Por um lado, quer pegar na sua mulher grávida e escapar de Hope County, mas pelo outro não quer abandonar o negócio de aviação criado pelos seus antepassados. Se o encontrares, terás de o ajudar num par de missões e depois disso, podes activá-lo como Especialista que dos céus te ajuda a afastar os aviões ou helicópteros do culto. Também podes dar ordens para se deslocarem ou atacarem inimigos específicos. Todos eles são importantes para expandir o gameplay e para aprofundar o mundo criado pela Ubisoft.


Os Pontos de Vantagem

A Ubisoft aprendeu uma lição com toda a controvérsia e a saturação registada pelos fãs, aprendeu que não te deve forçar e dizer-te o que deves fazer. Aprendeu também que deves ter liberdade para traçar o teu percurso. No entanto, isso não a impede de te desafiar. Existem diversas armas, missões, esconderijos, especialistas e itens que podes criar (como dinamite ou C4), mas provavelmente nem utilizarias metade deles ao longo da tua missão. Assim que encontras as armas ou especialistas que mais gostas, seguirás assim até ao final do jogo. Eis então que a Ubisoft te lança um desafio e te tenta convencer a sair da zona de conforto, aliciando-te com os pontos de vantagem.

Ao invés de utilizares o arco do início ao fim, usa uma caçadeira para matar um determinado número de inimigos e ganhar pontos de vantagem adicionais. Ao invés de utilizar sempre os mesmos especialistas, vai alternando e com cada morte ou ataque específico que executam ganhas mais pontos de vantagem. Usa C4, alterna entre armas, ataque por terra, mar e céu para cumprir com um maior número de desafios e adquirir mais pontos. É desta forma não intrusiva que a Ubisoft te diz que diversificar o teu gameplay terá mais benefícios.


As vantagens

Quando ganhas pontos de vantagem (alguns deles nas missões de história ou paralelas) podes usá-los para adquirir Vantagens. Como podes ver na imagem em cima, existem 50 divididas por 5 categorias. Algumas estão relacionadas com a saúde do teu personagem, com a caça ou pesca, outras com o craft de itens, com o uso de armas ou também com a vertente radical de Far Cry 5 (saltos de Wing Suit após um transporte instantâneo!) e todas estão ao teu alcance para servirem também elas como um elemento de personalização. Tu escolhes quais as vantagens que melhor combinam com o teu estilo de jogo, com a arma que usas ou com o especialista favorito.

Este é o quinto elemento escolhido para destacar Far Cry 5 dos anteriores pois está relacionado com o ênfase dado à personalização da experiência de uma forma fluída e dinâmica. Quantas mais actividades paralelas cumprires ou quanto mais diversificares o teu gameplay, mais pontos de vantagem recebes e mais forte ficas. A Ubisoft quis assegurar-se que tudo em Far Cry 5 é uma forma de potencializar a diversão, que a todos os momentos estás a contribuir para melhorar e que nada é feito porque sim.

De várias formas, Far Cry 5 apresenta um dos momentos abertos mais robustos da Ubisoft. Seja na gestão entre escala e conteúdo, seja na abordagem à estrutura e design, a Ubisoft escutou as críticas e dá-te mais liberdade. Combinado com uma forte personalização que premia quem investir mais tempo, sem a momento algum prejudicar quem apenas quer jogar pelo básico, Far Cy 5 assume-se como um ponto importante no trajecto desta série.

Lê também