FBI usa consolas PS3 para as suas investigações
Aproveitam a capacidade de processamento.
Segundo a AXcess News, o FBI está a usar consolas PlayStation 3 para lutar contra a criminalidade digital, em especial para desbloquear códigos na luta contra os pedófilos.
Claude E. Davenport, do departamento Inmigration and Customs Enforcement Cyber Crimes Center do FBI, destacou que "os bandidos estão a encriptar as suas coisas, pelo que precisamos de um método para hackealos e tentar apanhar as suas passwords. A PlayStation 3, o seu processador, mais precisamente, é perfeito para ataques em grande escala."
Na lei norte-americana é completamente legal que agentes federais procurem informação e acedam aos computadores sob ordens judiciais; no entanto, não podem forçar os suspeitos a revelar as suas passwords de acordo com a lei conhecida como a "Quarta Emenda".
Devido a isso, os agentes focam-se em tentar quebrar a encriptação de sistemas de segurança empregues pelos suspeitos, tendo em conta que uma password de seis dígitos tem 281.474.976.710.656 de permutações.
Por isso eles utilizam um software desenvolvido pela AccessData Corp que é executado através da PS3, utilizando quatro consolas conectadas em rede que podem processar 4 milhões de password por segundo. O FBI escolheu a consola da Sony porque esta permite a instalação do Linux, onde se obtêm resultados semelhantes aos que obtinham com um equipamento informático de 8 mil dólares.
A nova PS3 Slim já não permite a instalação do Linux, pelo que o FBI está prestes a adquirir 40 unidades do modelo original através do eBay e outros sites semelhantes.