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February ALMS car pack - Forza Motorsport 4 - Análise

Com duo de vencedores de Le Mans.

Desde o passado dia 7 que se encontra disponível para descarga o February ALMS car pack para Forza Motorsport 4. Este pack é constituído por dez novos veículos e com ele a Turn 10 espera entusiasmar os adeptos do American Le Mans Series, um campeonato constituído por provas de resistência onde militam alguns dos veículos que podem encontrar neste conjunto. Trata-se de uma dezena de novos modelos, distribuídos pelas classes presentes no jogo. Como cabeças de cartaz vamos sempre à procura dos veículos mais rápidos e que prometem tornar a condução excitante. Encontramos assim dois pesos pesados de Le Mans, o Audi nº 2 R18 TDi da Audi Sport North America vencedor da prova em 2011 e o clássico intemporal Mazda 787 B de 1991, inscrito em Le Mans pela equipa oficial Team Mazdaspeed.

Ambos partilham a mesma categoria, assim como a propensão para provas de resistência, adaptando-se melhor aos circuitos com longas retas de forma a rentabilizar os imensos propulsores. Porém, há aspetos que os separam e isso também terá reflexos na condução de ambos. O Audi R18 é o mais moderno veículo da construtora germânica e surge aqui plenamente adaptado aos vigentes regulamentos do ACO. O interior é ligeiramente diferente dos modelos interiores e proporciona um bom campo de visão. O cockpit especialmente fechado torna a perspetiva interior mais emocionante. A distancia ao solo é diminuta e o ruído do motor não é tão fascinante como o Mazda, embora a leveza do veículo seja um dos fatores que lhe permite ser bastante ágil em curva. Não anda longe de um Fórmula 1 mesmo em termos de velocidade em curva e as travagens são muito rápidas.

Já o Mazda conserva os ingredientes dos colossais motores a gasolina construídos nos anos noventa. Nesse aspeto temos um carro bem mais vibrante e emocionante por comparação com o Audi. Dotado de um motor selvagem de 700 cavalos, o cockpit é invadido por um ruído tão característico quanto ensurdecedor. Em curva não é fácil manobrar, mas a travagem está lá enquanto não se cometem excessos. O interior é parco em botões por comparação com os modernos carros de Le Mans. Diria que o problema maior é a limitação do ângulo de visão para a pista por via da câmara interior. Um veículo que fez história e que é uma espécie de último Samurai já que foi com o Mazda 787B que uma construtora japonesa venceu pela última vez a famosa competição na classe máxima.

De seguida o Audi Sport Quattro S1. Outro veículo da construtora germânica que marcou uma legião de fãs em meados da década de oitenta, integrado no famoso e perigoso restrito grupo B dos carros de rali. Com tração às quatro rodas, este é um dos veículos mais fascinantes da competição automóvel. Em Forza 4 adapta-se a circuitos mais longos, mas é nas pistas montanhosas e particularmente em Fujimi Kaido que irão tirar todo o proveito dos seus mais de quatrocentos cavalos. Por fora todos o devem conhecer. Por dentro vão ficar agarrados.

O Panoz da Racing Abbruzi, nº 50, é outro representante do AMS. Dotado de um motor V8 capaz de gerar aproximadamente 500 cavalos este é mais um veículo que se integra bem em pistas rápidas, especialmente em Le Mans. Terá o seu espaço na lista de veículos desportivos de competição, mas tende a aproximar-se a outras propostas, pelo que poderão não usar tantas vezes devido à falta de elementos diferenciadores.

Segue-se o Bentley Continental GT da Platinum Motorsports. Surpreendeu-me bastante. Este carro consiste numa modificação do Continental GT. O seu aspeto pesadão e quadrado pode criar uma convicção errada, mas assim que saltam para o seu interior, uma volta ao circuito curvilíneo de Barcelona completado pela extensa reta é o local perfeito para tirar a limpo a velocidade ímpar e aderência à pista mesmo em condições difíceis.

O Dodge "Quinton Rampage" SRT8 é um carro especial. Tipicamente musculado a gosto dos americanos, oferece um trabalhar de motor único e apelativo. Alguns não apreciarão a lentidão no processo de seleção da mudança, mas de um modo geral, atendendo ao seu aspeto imponente, mas também à eficácia em circuito é o exemplo que nem só de musculatura se faz um automóvel. Para fotografar, deixará sempre imagens de respeito.

Numa categoria inferior mas não menos apelativa encontramos outros carros destinados a preencher categorias básicas. O Holden HSV GTS de 2011 traz todo o envolvimento da construtora australiana. Veículo apaixonante com uma tendência para fugir de traseira, resulta bem em qualquer circuito graças à sua elasticidade. O Ford Mustang Cobra R de 1995 é mais impressionante do que à primeira vista parece. Bastante rápido e ágil, tem boa tração e consegue desenvolver bem até nos circuitos rápidos. Em suma, um modelo americano com tradição e exclusividade. Por fim, os europeus poderão apreciar o Volkswagen Polo GTi e o Alfa Romeo 155 Q4. São os carros mais lentos do pacote e seguramente os menos apetecíveis. Apesar do bom andamento, não serão carros que irão conduzir muitas vezes.

Este DLC faz assim uma homenagem à competição ALMS. Apesar de parco em opções respeitantes à competição, oferece alguns desvios interessantes como o Audi Quattro S1 e o Mazda 787B. Já o Audi R18, vencedor da última edição de Le Mans, poderá ser cabeça de cartaz do DLC, mas ainda assim vou para o Mazda atendendo às suas características únicas e por ser modelo de uma geração que deixou saudade. A juntar a estes modelos apenas mais dois ou três serão tentadores. Os restantes poderão cair no esquecimento. Contudo, por 560 pontos podem comprar este DLC se o vosso objetivo passar por encontrar mais opções para conduzir nas míticas pistas que integram o ALMS. Se são titulares do "season pass" saibam que podem descarregar gratuitamente até seis conteúdos pagos, pelo que este é um desses conteúdos abrangidos pela fidelização ao jogo.

7 / 10

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