Feminist Frequency revela percentagem de jogos mostrados na E3 com personagens femininas
Em quase metade podem escolher o sexo da personagem.
Entre os vários meios que viajaram até Los Angeles para participar na E3 estava o blog Feminist Frequency, que publicou agora uma análise dos jogos apresentados no evento, dividindo aqueles com protagonistas masculinos, femininos e de ambos os géneros.
Para as percentagens foram incluídos 76 jogos presentes no evento. Apenas foram contados jogos com trailers completos, anúncios e demonstrações. Aqueles que apenas apareceram brevemente em montagens foram deixados de fora.
Dos jogos que passaram à filtragem, apenas 7 (9 porcento) tinham personagens femininas no papel principal, nomeadamente ReCore, Mirror's Edge: Catalyst, Horizon: Zero Dawn, Rise of the Tomb Raider, Lara Croft Go, Tacoma e Beyond Eyes.
Quanto aos jogos com protagonistas masculinos, foram 24 jogos, o que representa 32 porcento. A restante percentagem diz respeito a jogos que oferecem a possibilidade de escolha: jogar com um homem ou mulher.
O blog comenta que este ano houve uma melhoria face a anos anteriores, mas contrapõe que "ainda temos um longo caminho a percorrer para chegar à igualdade de géneros."
"Uma das razões pelas quais precisamos de mais jogos com mais protagonistas femininos é para combater a noção cultural há muito estabelecida de que os heróis são homens por padrão."
"Espera-se que as raparigas e mulheres se vejam projectadas nas personagens masculinas, mas os rapazes e homens não são encorajados a projectarem-se com personagens femininas."