FIFA 16 - Antevisão
Quem manda são as mulheres.
Apesar de ainda nem sequer ter chegado às lojas, FIFA 16 já será um marco na história na história dos jogos de futebol, sendo o primeiro do seu género a incluir o futebol feminino, um passo extremamente positivo não apenas para este meio mas também para a modalidade em si, que desta forma ganha mais reconhecimento e uma audiência maior. O anúncio coincide com o recente grito do femininismo nos videojogos, mas Sebastián Enrique, o produtor de FIFA, disse-me que a introdução do futebol feminino começou a ser planeada há três anos e que não visa agradar ao público feminino, mas antes os fãs de futebol no geral, independentemente do sexo.
A inclusão de 12 equipas nacionais femininas está longe de ser a única novidade de FIFA 16. Enquanto na edição anterior o objectivo foi melhorar a resposta da jogabilidade, para o novo jogo a meta a atingir é criar mais momentos de futebol bonito, ou "momentos mágicos" pegando nas palavras utilizadas pelo produtor. Embora seja fácil associar estes momentos àqueles jogadas fantásticas que normalmente resultam num golo, a equipa não se esqueceu que o futebol não é só atacar e várias melhorias foram prometidas para a defesa, que em jogos anteriores fraquejava bastante perante jogadores poderosos como Cristiano Ronaldo e Messi.
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Em FIFA 16 a defesa trabalhará como uma unidade, isto é, antes os defesas focavam-se em marcar jogadores individuais, o que deixava espaços abertos para ataques, mas agora concentra-se em criar uma barreira para evitar que os ataques furem e rematem contra a baliza. Em segundo lugar, foi dada maior agilidade aos defesas para que consigam acompanhar na corrida e movimentos os jogadores atacantes de topo. Na versão que experimentamos, ainda em pré-alpha, já era visível esta nova forma de trabalhar da defesa, que fica assim mais apta para responder a ataques e contra-ataques.
"Foi dada maior agilidade aos defesas para que consigam acompanhar na corrida e movimentos os jogadores atacantes de topo"
Ainda na defesa, foram adicionadas mais animações e variações ao corte de carrinho. A grande diferença face ao jogo anterior é que podem cancelar o carrinho e recuperar mais rapidamente a postura, deixando de ser uma situação de tudo ou nada. Este tipo de corte agressivo pode agora também ser utilizado em mais situações, nomeadamente quando a bola está no ar (o jogador levanta o pé para cortar a recepção). Claro que, tal como o corte de carrinho, este tipo de jogadas são sempre arriscadas e existe sempre a possibilidade de apanharem com um cartão.
Do conjunto de novidades faz ainda parte um novo passe, chamado "passe com propósito". Este novo passe é activado quando carregam no gatilho direito ao mesmo tempo que passa a bola e visa ser um meio para colocar a bola noutro jogador com mais força e precisão, servindo sobretudo para situações de ataque. O novo passe não vem substituir nenhum dos outros que já existiam, vem apenas dar um maior leque de opções e complexidade na construção de jogadas. Se isto tudo começa a soar demasiado difícil, não temam, existe uma solução para os menos experientes.
O FIFA Trainer, outra das novidades de FIFA 16, é basicamente uma forma de aprender a jogar enquanto estão a jogar, dispensando-se assim os aborrecidos tutoriais. Quando activado (basta carregar no R3/RS), o FIFA Trainer diz-vos as opções que têm naquele momento e quais são os botões nos quais têm de carregar para escolher uma das opções. Por exemplo, se não estiverem em frente à baliza, são indicadas os vários tipos de passe que podem accionar. O melhor é que o FIFA Trainer não é apenas para novatos, os jogadores veteranos também podem recorrer a esta ajuda para aprender novas coisas já que as ajudas vão evoluindo à medida que vocês aprendem.
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Além deste novo passe têm uma nova finta chamada "No Touch Dribbling", baseada no estilo de Messi, que por vezes finta não tocando na bola mas balançando o corpo de um lado para o outro confundido os defesas. Nos cruzamentos para a grande área, foi introduzido o "Dynamic Crossing", que é essencialmente um cruzamento mais realista e imprevisível que abre a possibilidade para que qualquer jogador perto do trajecto da bola a intercepte, no caso da equipa adversária, ou aponte para a baliza.
Embora sejam pequenos detalhes, vale a pena acrescentar que há mais celebrações depois do golo (alguns exemplos dados foram celebrações em grupo e com o banco de suplentes), mais fintas (sem contar com o No Touch Dribbling) e até foi adicionado o pormenor do árbitro a marcar a zona com o spray. De longe parece praticamente idêntico a FIFA 15, mas de perto constatamos que a pele dos jogadores tem melhores texturas dando-lhes um ar mais realista. De salientar que também poderão contar com melhores efeitos meteorológicos e mais variedade.
"Não poderão jogar partidas de homens contra mulheres"
Voltando ao futebol feminino, antes que perguntem, não poderão jogar partidas de homens contra mulheres. Porquê? Esta foi a questão que colocamos ao produtor e a resposta foi que, em primeiro lugar, as mulheres diferem dos homens nas estatísticas (os parâmetros são diferentes, não é uma questão de inferioridade), e depois não há nenhuma competição oficial deste tipo, de modo que se isto fosse permitido o realismo não seria preservado.
A versão que está disponível para jogar estava ainda em pré-alpha, mas deixou impressões positivas, principalmente o futebol feminino, que parecia mais polido e fluído que o habitual futebol masculino, sentimento partilhado por outros jornalistas que se encontravam no evento que se realizou em Santiago Barnabeu, o estádio do Real Madrid. Todas as melhorias descritas em cima já se faziam sentir na jogabilidade, mas a rapidez do futebol feminino e a sua autenticidade deixou os presentes encantados.
Ainda faltam alguns meses para o lançamento e naturalmente há aspectos a polir, mas FIFA 16 parece que está pronto para dar um passo evolutivo face ao jogo do ano passado, melhorando a jogabilidade e oferecendo uma experiência de futebol mais realista. A adição do futebol feminino é a cereja no topo do bolo.
O Eurogamer Portugal viajou até Madrid a convite da Electronic Arts, que pagou o custo da viagem e estádia.