FIFA 19 liderou receitas dos Jogos Premium em 2019
Mas foi o mercado mobile que gerou mais dinheiro para a indústria.
Entre os Jogos Premium lançados em 2019 - isto é, jogos em que tens de os comprar para jogar - foi FIFA 19 da EA Sports que liderou as receitas com $786 milhões gerados ao longo de 12 meses, segundo as estimativas lançadas pela empresa de analistas Super Data.
Call of Duty: Modern Warfare não ficou distante nas receitas geradas. O jogo de tiros da Activision Blizzard gerou $645 milhões, um número impressionante se levarmos em conta que foi lançado no final de Outubro (FIFA 19 já foi lançado em 2018 e teve mais tempo para gerar receitas).
Em terceiro ficou Grand Theft Auto V com $595 milhões. Apesar de ter sido lançado em 2013 para PS3 e Xbox 360, o investimento da Take-Two nas versões PC, PS4 e Xbox One foi certeiro e tornou-se num dos jogos de maior sucesso da actual geração.
Apesar destes valores de 9 dígitos associados às receitas dos Jogos Premium, é no mobile que as receitas são realmente impressionantes. O gráfico da Super Data mostra que o mercado mobile gerou $64.4 mil milhões em receitas digitais ao longo de 2019, contra $13.8 mil milhões gerados pelos jogos Premium para consolas.
É curioso também verificar que os jogos free-to-play representam 80% de todas as receitas digitais geradas ao longo de 2019, provando que este modelo de negócio é ideal para jogos multiplayer em que não existe barreira de entrada.
Editoras como a Activision e a Nintendo estão agora a apostar mais do que nunca no mercado mobile. Em 2019 a Activision lançou Call of Duty Mobile, que já provou ser um sucesso, enquanto a Nintendo lançou Mario Kart Tour para dispositivos iOS e Android.