FIFA 19 - eis o porquê da ausência da Croácia
Finalistas do Campeonato do Mundo continuam ausentes do jogo.
A selecção da Croácia conseguiu triunfar perante diversos colossos, como Argentina e Inglaterra, e chegou à final do Campeonato do Mundo na Rússia, onde foi batida pela França.
No entanto, apesar deste grande feito, a selecção Croata não está disponível em FIFA 19, o mais recente jogo na incrivelmente popular série da EA Sports.
Poderás encontrar jogadores como Modrić no Real Madrid, Ivan Rakitić no Barcelona e Mario Mandžukić na Juventus, mas não podes jogar com a selecção que surpreendeu no evento desportivo.
Isto acontece porque a Federação Croata de Futebol e a EA Sports não têm uma boa relação e o problema parece estar relacionado com dinheiro.
Desde FIFA 12 que a Croácia não está presente num jogo da série e provavelmente não estará tão cedo - a não ser que a EA abra a carteira.
"A Croácia não está em FIFA 19 porque a Federação Croata de Futebol e a EA não chegaram a um acordo satisfatório para ambas as partes," disse Tomislav Pacak, representante da Federação Croata de Futebol, ao Eurogamer.
"É óbvio que damos um valor aos vencedores de uma medalha de prata no Campeonato do Mundo da FIFA e melhor jogador do mundo em 2018 do que a EA actualmente dá com a sua oferta e continuaremos a proteger o valor e imagem da equipa Croata e dos nossos jogadores."
"Compreendemos e partilhados dessa desilusão com os jogadores e esperamos que este assunto seja resolvido no futuro - a FCF está mais do que disposta a isso e espera que a EA também escute os seus consumidores e respeite o seu desejo de ter a equipa Croata no jogo."
A Croácia não está contente com o dinheiro que a EA apresentou à federação de futebol e apesar de não ter sido revelado o valor oferecido, um jornal Croata avançou em 2012 que a EA ofereceu 100,000 euros para ter a selecção do país totalmente licenciada.
Davor Šuker, uma das maiores estrelas do futebol Croata, actualmente presidente da Federação Croata de Futebol, recusou a oferta e ainda continua a recusar o valor apresentado pela EA.
No entanto, a Croácia não é a única selecção afectada e apesar da equipa do Brasil surgir com os equipamentos e símbolos totalmente licenciadas, a grande maioria dos jogos não está licenciada.
A EA não comentou a situação e o valor oferecido não foi divulgado.