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Fight Night Round 4

Preparados para levar uma tareia?

A Electronic Arts Chicago deslumbrou-nos com o Fight Night Round 3, com gráficos refinados em HD que trouxeram uma nova experiência de jogo. Com gráficos bastante realistas, uma jogabilidade inteligente, intuitiva e mecânica ultra-realista que se tornou numa das maiores demonstrações de poder da nova geração.

Três anos e meio depois e já sem o estúdio em Chicago, foi endereçada à equipa da EA Canada a responsabilidade de dar continuidade ao melhor jogo de boxe da actualidade. A pressão criada sobre eles elevou a fasquia, o que os levou a melhorar o título de forma a molda-lo à nova geração de consolas.

Que melhorias surgem no Fight Night Round 4 quando comparado com o anterior?

Bem, mudanças na mecânica, movimentos, controle de defesa e esquivo, gráficos, som e no modo de carreira Fight Night Round 4 é extremamente realista e proporciona-nos o melhor do boxe alguma vez feito num videojogo. Quando entramos no ringue a primeira ideia que nos vem à mente é: “Impossível”. E porquê? O grafismo do jogo faz-nos pensar que estamos a visualizar um combate a sério, tendo pormenores incríveis! Desde os modelos dos lutadores com texturas da pele assustadoramente humanas, os músculos a responderem de modo realista aos nossos movimentos, deformações em tempo real, as veias bem visíveis nos braços, o suor a escorrer pelo corpo e a voar pelo ar, expressões de desapontamento quando falhamos um golpe, e muito mais. Tudo isto a correr a 60 fps sem um único sinal de quebra de fluidez. Penso que o único senão a nível gráfico é o público, é bem visível a diferença gráfica entre o ringue e o exterior, mas não é preocupante ao ponto de manchar o plano geral.

O público reage a cada golpe mais forte, como por exemplo quando é aplicado um soco ao adversário e o deixa atordoado, o público levanta-se de imediato. Também uma das grandes melhorias de Fight Night Round 4 está na física, em que agora os jogadores não se trespassam entre eles, mesmo quando um soco é mal empregue o braço desliza sobre o corpo do adversário, mesmo quando o adversário está prestes a cair ao tapete, para além de agora cair de variadíssimas maneiras, ele nunca cai sobre o nosso lutador.

Ao iniciar o jogo começamos com um modo tutorial, iremos passar por uma série de lições básicas de boxe que nos irá preparar para os combates a doer.

Existem mais de 40 lutadores, muitos deles facilmente reconhecíveis, como por exemplo Muhammad Ali, Lennox Lewis, Mike Tyson entre outros.

Em cheio no queixo.

No modo Create Boxer podemos fazer download de outros lutadores, editar os lutadores do próprio jogo e criar o nosso lutador com o nosso próprio rosto. Através de uma foto tirada com a câmara ou fazer upload das nossas fotos para o site da EA e quando conectado à PSN ou Xboxlive podemos fazer download das fotos. O poderoso conjunto de ferramentas para criar e personalizar lutadores é fácil de usar, mas o método mais satisfatório é por meio do upload de fotos para o site do que utilizar a câmara da consola.

Independentemente do método escolhido, requer algum tempo a ajustar a imagem, mas as recompensas vale bem o esforço, especialmente se quisermos jogar com o nosso lutador nos vários modos de jogo. Agora é fácil aumentar a nossa lista de pugilistas, compartilhando qualquer pugilista com os nossos amigos online e também encontrar uma representação virtual de algumas celebridades.

Em My Corner é-nos dada a oportunidade de treinar, observar vídeos explicativos da jogabilidade e vídeos guardados de repetições dos nossos combates e também lutas clássicas da ESPN.