Passar para o conteúdo principal

Figura considerada ofensiva em Assassin's Creed Shadows será refeita

Que mais alterações irão fazer?

Crédito da imagem: Ubisoft

A figura de Assassin's Creed Shadows, que incluía um portão Torii parcialmente destruído, causou indignação ao ser considerada ofensivo. O portão refere-se ao Santuário Sannō em Nagasaki, danificado no bombardeamento atómico de 1945, o que provocou críticas, especialmente da comunidade japonesa, por considerar a representação uma apropriação de um símbolo histórico de sofrimento.

Perante as críticas, a PureArts, empresa responsável pela produção da estatueta, emitiu um pedido de desculpas público e anunciou que irá reformular o produto. O objetivo é evitar referências insensíveis, especialmente aquelas que tocam em temas delicados como o bombardeamento atómico e as suas consequências históricas. A Ubisoft, por seu lado, está também a rever outros elementos do jogo, num esforço para corrigir erros históricos e garantir uma maior autenticidade cultural.

Para além do polimento técnico e histórico, o lançamento do jogo foi adiado para fevereiro de 2025, permitindo tempo adicional para estas correções. Assassin's Creed Shadows estará disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series, além de ser integrado ao serviço Ubisoft+ desde o lançamento.

Lançámos recentemente um design insensível. Agradecemos e aprendemos com as preocupações que nos foram comunicadas e pedimos desculpa pelos danos causados.

Depois de termos lido e processado o feedback, voltámos imediatamente à mesa de desenho e estamos atualmente a reformular o design do Qlectors Assassin's Creed Shadows Yasuke & Naoe.

Lê também