Passar para o conteúdo principal

Filme de Assassin's Creed é inspirado em Batman Begins e Blade Runner

Ubisoft fala sobre os planos para fazer do filme uma boa adaptação.

Os filmes baseados em videojogos têm-se caracterizado por ter algo em comum: serem péssimos. Claro que poderá haver algumas excepções, mas geralmente estes filmes acabam por não ser memoráveis. Perante isto, Jean Julien Baronnet, gestor geral da Ubisoft Motion Pictures, falou sobre a longa metragem de Assassin's Creed protagonizado por Michael Fassbender, filme que segundo a companhia irá romper com a tradição das más adaptações cinematográficas.

Em entrevista com a revista francesa Premiere, Baronnet mencionou que Assassib's Creed, e todos os filmes programados pela Ubisoft, serão diferentes, já que serão produzidas de forma autónoma; isto significa que actores, argumentistas, directores e produtores, farão parte da construção criativa dos filmes, sem ter um grande estúdio de Hollywood por detrás deles a tomar as decisões.

"Dissemos a Fassbender que íamos construir o projecto juntos," comentou Baronnet. "Que temos uma grande marca e queremos fazer um filme inspirado em características de filmes como Batman Begins e Blade Runner. E é isso que queremos fazer. Prometemos que ele podia trabalhar com os argumentistas, que iria estar por dentro de todas as decisões importantes e criativas".

Baronnet falou também sobre o fracasso dos filmes baseados em videojogos, mencionando que isso aconteceu porque foram produzidos por estúdios de cinema que não entendem, ou não querem entender, a cultura dos videojogos.

E é por isso que, apesar do filme de Assassin's Creed estar a ser produzido pela New Regency, será a Ubisoft Motion Pictures que manterá o controlo sobre os elementos mais importantes da direcção criativa do filme, isto para acabar com a ideia das más adaptações e manter a essência da franquia.

Baronnet também mencionou que o enredo do filme vai dividir-se em passado e presente, situação que torna difícil a tarefa de adaptar Assassin's Creed para o cinema, isto por ter 2 protagonistas, Callum e Aguilar, ambos interpretados por Fassbender.

"Assassin's Creed está a ser complicado porque estás a trabalhar com 2 períodos de tempo, um contemporâneo e o outro histórico," explicou. "Com 2 heróis, um como Callum, o herói da actualidade, e o seu antecessor Aguilar, temos 2 história paralelas que se cruzarão. Geralmente os filmes só têm um herói. E com a conexão entre o passado e o presente, não podes dar prioridade a uma das histórias. Por isso estruturalmente é muito complicado".

Por fim Baronnet revelou que o investimento estimado para o filme é de 150 milhões de dólares a 200 milhões de dólares, e para torná-lo um grande sucesso, será ajustado para que fique ao gosto da maioria do público.

"A nossa grande aposta é que funciona para as três audiências," disse ele. "Os fãs dos nossos jogos, que são mais de 95 milhões; os fãs do cinema mainstream que vão ver Star Wars e Spider-Man; e esperamos apelar a pessoa que nunca pensariam ir ver um filme de Assassin's Creed, pessoas que gostam de cinema independente".

Será no final do próximo ano que o filme de Assassin's Creed vai chegar às salas de cinema, e será nessa altura que iremos saber se este filme marcará um antes e um depois neste tipo de adaptações. Por entre os nomes mais sonantes estão Michael Fassbender, Marion Cotillard, Michael Kenneth Williams, Denis Menochet, Jeremy Irons e Brendan Glesson.

Lê também