Filme Gran Turismo mostra que até ao sucesso também há espinhos
O champanhe fica para o final.
Gran Turismo: Baseado Numa História Real são duas horas passadas quase literalmente com o pedal no acelerador, a contar como o sonho de Jann Mardenborough, de conduzir veículos de competição em campeonatos de turismo e resistência se transformou em realidade depois de vencer a GT Academy. Como entusiasta da simulação em jogos de vídeo, precisamente em Gran Turismo, onde acumulou centenas de horas a afinar carros e a competir diante de outros rivais, o jovem inglês desenvolveu a partir dessa academia as capacidades que o levaram a um grande périplo mundial. Até hoje Mardenborough participou em mais de 200 corridas e sobretudo provou que podia competir com os melhores.
O filme não segue exactamente o seu percurso cronológico, nos eventos e na dimensão dramática, desde que enquanto jogador e depois como piloto venceu a GT Academy em 2011. Há toda uma evolução desde a fase de jogador até se tornar piloto com a devida licença da FIA que capta o essencial e os momentos cruciais desde a fundação da academia, mas num formato actualizado e respeitante ao actual momento.
Curiosamente, o filme começa ao ponto de parecer um documentário, ao dar conta do desenvolvimento do jogo Gran Turismo pela japonesa Polyphony Digital, um caso de sucesso que viria a ganhar forma no quadro da simulação, levando a que muitos dos jogadores desenvolvessem capacidades para a condução. O próprio Kazunori Yamauchi está devidamente representado por um actor. Da captura fotográfica dos carros às perspectivas, tudo é trabalhado ao mais ínfimo detalhe.
Na cena seguinte observamos o jovem Jann Mardenborough a receber uma encomenda, um magnífico volante que ele liga imediatamente ao simulador Gran Turismo 7. Real mas típico de muitas zonas suburbanas. O irmão joga futebol e é apoiado pelo pai, que desdenha do tempo por ele passado a jogar. Entretanto, no Japão, David Harbour (Orlando Bloom) persuade o departamento desportivo da Nissan (Nismo) a criar uma plataforma que irá encontrar um piloto oriundo do simulador Gran Turismo, mas precisa de um chefe de equipa. Após sucessivas respostas negativas convence Jack Salter, mecânico e antigo piloto, uma das melhores figuras do filme, pela forma directa e por vezes rude como trata os candidatos a piloto.
Após uma noite de copos, Mardenborough acaba por entrar a tempo num torneio dos melhores jogadores de Gran Turismo 7. Vence a corrida e é imediatamente levado para a GT Academy. Parece viver um sonho, mas por cada avanço um novo desafio e alguma frustração antes da vitória. Primeiro com os rivais da academia e depois nas pistas reais, onde terá de enfrentar rivais desejosos de o atirar para fora, com pilotos que são os donos das equipas e corrompem o ambiente desportivo que se vivia nos tempos de Jack Salter.
Quem acompanhou as provas e competições da GT Academy vai encontrar boa parte do percurso de Jann Mardenborough, mas é interessante que nesse percurso os criadores tenham criado um braço ficcional, com uma ramificação. É por aí que passa a parte mais dramática e ao mesmo tempo a mais desafiante do filme, numa última meia hora feita de pedal a fundo. A passagem por alguns circuitos emblemáticos como Silverstone, o Red Bull Ring austríaco, o circuito de Barcelona, o grande Nurburgring (Nordschleife) - aos comandos de um Nissan GT-R - e sobretudo Le Mans, vai ao encontro do périplo mundial. E nem só de campeonatos de GT-R se faz o percurso. A última parte do filme mostra a equipa Nismo com uma espécie de LMP2.
Não faltam algumas passagens dignas de realce, como a visita ao edifício da Polyphony Digital, em Tóquio por ocasião da celebração do contrato de Jann com a Nissan como piloto profissional. Yamauchi é representado por actor mas há um breve instante em que é mesmo a lenda de Gran Turismo que aparece, num instante, e a desempenhar uma tarefa inesperada. Estejam atentos. A mãe de Jann é representada por Geri Halliwell Horner, ex-Spice Girl e actualmente esposa de Christian Horner, director desportivo da Red Bull F1. Embora representado, Jann Mardenborough participou como piloto duplo em muitas cenas, para além de ser ele que aparece em algumas fotografias enquanto criança diante de um carro desportivo vermelho.
Gran Turismo: Baseado Numa História Real são duas horas bem passadas a evocar um desses momentos históricos, da elevação de um jogador de simulador em consola até ao desafio das provas de resistência. É um caminho árduo, turbulento e em constante teste, que vai deixando milhares de concorrentes pelo caminho até a lança se estreitar à dimensão de um ponto afiado capaz de abrir caminho por entre os pilotos profissionais e abastados.