Passar para o conteúdo principal

Final Fantasy 16 pode descer para 720p no modo 60fps

Digital Foundry fala das suas descobertas.

Final Fantasy 16 está finalmente disponível para a PlayStation 5 como o mais recente esforço da Square Enix na sua famosa série de JRPGs, que continua a ramificar a sua identidade a cada novo jogo, através da interpretação de cada novo diretor e equipa que exploram a essência da série.

Desenvolvido pela Creative Business Unit III da Square Enix, Final Fantasy 16 capaz de alcançar momentos visualmente incríveis e no qual é fácil perceber um grande cuidado com o detalhe de roupas, acessórios, personagens e monstros. No entanto, como indica o Digital Foundry, nem tudo revela o mesmo nível de qualidade e a execução técnica deixa a desejar.

Segundo revelado, o Modo Qualidade corre com resolução dinâmica que varia entre 1080p e 1440p com upscale para 4K, enquanto o Modo Desempenho corre no máximo a 1080p com upscale para 1440p, mas pode descer até 720p.

O uso da tecnologia AMD FSR poderá explicar alguns dos problemas e ruído visual, mas Final Fantasy 16 corre a 30fps a 99% do tempo se jogares em Modo Qualidade. O verdadeiro problema está no modo desempenho, que apresenta imensos compromissos visuais e nem assim consegue 60fps fixos.

O modo desempenho de Final Fantasy 16 coloca o jogo a 60fps apenas nas batalhas, mantém-se no alvo ou muito próximo, mas fora dos combates, podes ter quedas abaixo de 48fps. No entanto, chegar aos 60fps nos combates significa descer para 720p e uma grande queda na qualidade de imagem em muitos momentos do jogo.

Devido à queda na qualidade de imagem e instabilidade do desempenho no modo 60fps, o Digital Foundry recomenda jogar o modo a 30fps enquanto a Square Enix não lançar melhorias.

Lê também