Final Fantasy 16 será o primeiro da série para maiores de 17 anos
A equipa não se desvia de certos conteúdos e cenas.
Final Fantasy 16 será o primeiro jogo da série com uma classificação etária "Mature" nos Estados Unidos, uma classificação que o posiciona como um videojogo para maiores de 17 anos, algo inédito na série da Square Enix.
Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy 16, falou com diversos meios sobre o aguardado JRPG e além de falar das batalhas dos Eikons, companheiros de batalha controlados pela IA e estrutura de um mundo que não será aberto, também falou sobre como este jogo terá um tom mais adulto do que é habitual na série.
Em conversa com o Gamespot, Yoshida disse que para contarem a história que querem contar e da forma que deve ser contada, não podiam restringir-se às limitações para evitar esta classificação etária, como aconteceu no passado da série.
"Ao tentar contar uma história com difíceis temáticas adultas, estas classificações podem tornar-se num incómodo e dás por ti a mudar coisas que querias fazer no jogo de acordo com essa classificação," disse Yoshida.
"Querias mostrar algo, mas como tens esta clasificação que queres seguir, tens de desviar a câmara. E isso acaba por tornar toda a experiência um pouco mais rasca. Assim sendo, desta vez, para ter a certeza que podemos contar a história que queremos da forma que queremos, decidimos perseguir uma classificação adulta na maioria das regiões nas quais vamos lançar o jogo."
"Mas repito, não é porque simplesmente queremos tornar o jogo mais violento ou mais explícito, é porque sentimos ser necessário para nos permitir explorar estes temas mais adultos que o jogo aborda."
Final Fantasy 16 será o primeiro jogo na linha principal de títulos numerados apresentado como um jogo para adultos e isto significa que terás palavrões, possíveis cenas com insinuações sexuais, violência ou temáticas mais sombrias e tensas.
Final Fantasy Type-0 e Stranger of Paradise Final Fantasy Origin são provavelmente os dois únicos jogos com o nome Final Fantasy a apresentar esta classificação para adultos e ambos exploram temáticas mais adultas e sombrias.