Passar para o conteúdo principal

Final Fantasy Tactics: The War of the Lions

Que a guerra dos leões comece!

Magia e guerra, chegam à portátil Sony, num clássico que chega à Europa, passados 10 anos, mas com novidades suficientes para atrair os aficionados do género.

Final Fantasy Tactics, leva-nos até ao mundo de Ivalice, um mundo onde a guerra assola os vários reinos e as distinções sociais, são mais perigosas do que se poderia supor. A história deste jogo, pode muito bem não ter rival em qualidade pois os temas abordados aqui, dão-lhe um carisma diferente dos restantes RPG`s e torna-o, do ponto de vista narrativo, especial. Longe do tradicional, herói contra vilão maléfico, a história de Tactics coloca o jogador numa espécie de Europa Medieval fictícia onde temas como amizade, traição, guerra, poder, ambição, marginalidade social e religião são abordados e apresentados de uma excelente maneira. Sem dúvida, que a história é um dos pontos fortes do jogo, cativante e bem apresentada.

Ramza Beoulve, é um jovem de sangue nobre e coração puro que luta por um mundo justo, mas os seus ideais não são apropriados para a época, e como tal, cedo descobre o preço pela sua inocência. Num reino que se tenta recompor do caos e da desordem que se instalou após a guerra dos 50 anos, a paz teima em não surgir, e por entre todo o caos, uma nova guerra está prestes a começar. Essa guerra, fruto da cobiça por poder e falta de escrúpulos das classes que controlam os reinos, viria a ser conhecida como a Guerra dos Leões.

Final Fantasy Tactics, como o nome indica, apresenta batalhas tácticas que decorrem em cenários nos quais os nossos personagens, são colocados e movem-se, quase como que num jogo de xadrez. A acção decorre por turnos e após mover o personagem, numa espécie de grelha, podemos realizar várias acções que dependem da nossa classe. Podemos escolher uma classe para as diversas personagens, e uma vez atingido certo nível em determinada classe, podemos desbloquear outras classes. Existem várias classes diferentes e cada uma permite executar diferentes acções, podendo mesmo ser possível usar atributos de várias classes ao mesmo tempo, depois de desbloqueadas.

Ao executar uma acção durante a batalha, como atacar ou usar magia por exemplo, vamos ganhar não só pontos de experiência mas também pontos de classe. Os pontos de experiência, servem para aumentar o nível da personagem, como habitualmente, melhorando assim os nossos atributos como energia vital ou magia, enquanto que os pontos de classe nos permitem desbloquear as diversas acções específicas da classe actualmente seleccionada.

Começando como um Squire, atingido o nível 2 desta classe, podemos mudar para Knight. A classe Squire, oferece algumas acções únicas, como o “focus” que aumenta o nosso ataque, e também oferece um atributo que nos aumenta os pontos de classe ganhos durante a batalha, JP Boost. A classe Knight, permite usar espadas de maior porte e deixa-nos usar escudos, aumentando assim a nossa defesa, mas também nos permite quebrar peças das armaduras dos inimigos. Um Black Mage, disponível quando atingimos o nível 2 em Chemist, permite usar magias negras e como tal, caso queiram, podem ter um Knight, perito na espada que ao mesmo tempo use magias negras como Fire ou Thunder e ainda realiza contra-ataques, técnica da classe Squire. Isto só para exemplificar, as possibilidades, que vão crescendo com o surgir de novas classes. Existem muitas combinações, que podem realizar, combinando classes como, Black Mage, Priest, Geomancer, Time Mage, Knight, Monk, Archer, Dragooner, Summoner e muitas outras mais. Cada uma com técnicas e habilidades de assistência variadas, que permitem várias combinações, ao desenvolver uma personagem.

Será aqui, que o jogo apresenta um grande, e bem-vindo, nível de profundidade que no entanto, consegue ser positivamente acessível para que qualquer um, comece a aprofundar este sistema de desenvolvimento de classes. Existem várias classes, cada uma com os seus pontos positivos e será ao aprender várias, que nos iremos tornar mais fortes pois assim podemos combinar técnicas específicas de uma com as de outra.