Final Fantasy XV - Teste ao rácio de fotogramas na Xbox One
Como se porta o jogo na consola da Microsoft?
Depois de analisar a performance de Final Fantasy XV na PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro, o Digital Foundry passou algum tempo com a versão Xbox One, e apresenta agora as suas descobertas. Na PlayStation 4, Final Fantasy XV apresenta um problema com o ritmo dos fotogramas, e apesar de manter o rácio de fotogramas na sua maioria nos desejados 30fps, frequentemente os fotogramas chegam em intervalos de 16ms, 33ms ou até 50ms, quando deviam chegar a consistentes 33ms, tornando toda a experiência menos fluída e suave do que desejado.
Na Xbox One não existe este problema sequer. Na consola da Microsoft, foi empregue um conversor dinâmico de resolução, que lhe confere um aspecto mais suave do que a versão PS4, e existem quedas que nem vemos na consola da Sony. Talvez ciente disso, a Square Enix implementou uma v-sync adaptável, que permite tear no topo do ecrã, mas assegura-se que não existe nada de errado com o ritmo de fotogramas, que permanece a sólidos 33ms. Isto significa que temos 30fps da maneira que devem ser apresentados, fazendo com que se sinta mais suave e consistente.
Se quiserem ter um nível de consistência a par do que temos na Xbox One, precisam de uma PlayStation 4 Pro a correr no modo Lite, onde a qualidade de imagem é sacrificada em nome da performance. No modo High, o jogo corre a 1800p via checkboard com melhor filtro de texturas e sombras, mas sofre com uma performance sem qualquer suavidade. É pena que a PlayStation 4 normal, muito provavelmente a plataforma mais importante em termos da potencial audiência, seja a que fique em último, em termos de performance.
Recuando até à demo Duscae, podemos constatar que este problema no ritmo de fotogramas sempre existiu na consola da Sony, enquanto permaneceu ausente da consola Microsoft. Jogos como Need for Speed Rivals, Destiny e Mafia 3 receberam actualizações que corrigiram o ritmo de fotogramas, por isso vamos esperar que a Square Enix faça o mesmo.