Passar para o conteúdo principal

Fine Brothers desistem de patentear os vídeos "React"

A Internet ganhou a luta.

A Internet ganhou a luta contra os Fine Brothers.

Para aqueles que perderam a notícia de ontem, este dupla com um canal do Youtube incrivelmente popular estava a tentar patentear os vídeos do tipo "React". Nestes vídeos pessoas de diferentes idades reagem aos mais variados tópicos.

Por aqui já publicamos alguns dos vídeos dos Fine Brothers, nomeadamente de reacções dos mais novos a consolas antigas ou a jogos específicos como Mega Man.

Os Fine Brothers ganharam imensa popularidade com estes vídeos, criando séries como "Kids React" e "Elders React". O passo seguinte era o React World, que basicamente era uma forma de patentear e licenciar os vídeos de reacção. A Internet não gostou e reagiu com fúria e indignação.

Agora, os Fine Brothers recuaram e publicaram um pedido de desculpas. Numa mensagem deixada no Medium, a dupla disse que "percebemos que construímos um sistema que poderia, facilmente, ser usado para o mal. Vamos corrigir isso."

"A realidade é que patentes como esta podem ser, teoricamente, usadas para dar a companhias como a nossa o poder de monitorizar e controlar os vídeos online. É uma preocupação válida, e embora as nossas intenções sejam puras, não existe forma de prová-las."

Os Fine Brothers vão agora desistir de todas as suas patentes dos vídeos de reacção, descontinuar a iniciativa React World, e desbloquear todos as acusações do Content ID do Youtube (esta ferramenta é o sistema de direitos de autor do Youtube).

Lê também