Passar para o conteúdo principal

Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer Review - Treino duro e jogo fácil

Boxe com ritmo.

Crédito da imagem: Nintendo
Uma nova fornada de exercícios com base nos movimentos de boxe. Ainda que baseado em sequências de ritmo é mais um serviço de treino do que propriamente um jogo no sentido dos jogos de ritmo.

Não é inédito o cruzamento de videojogos com a prática de exercício físico e bem estar. São por demais conhecidas algumas séries e jogos que se demarcaram graças aos comandos por movimentos. Desde Wii Fit, passando por Ring Fit Adventure, opções bastante válidas consolidaram um género não muito usual até então. Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer, é o terceiro jogo da série Fitness Boxing, originalmente publicado em 2018, que volta a pegar nos Joy Cons a fim de produzir sessões de treino de intensidade variável e adaptadas à finalidade pretendida por cada jogador.

Nesta terceira entrada da série, há alguns bons apontamentos a registar. A adaptação e sobretudo as zonas do corpo a atingir melhor definição, potenciam a actividade diária. Por outro lado, devido à inexistência de acessórios que complementem os exercícios, as medições verificadas numa sessão de treino continuam dependentes de uma estimativa que pode ser ou não real.

Image credit: Nintendo

A maximização dos exercícios, seguindo as notas e instruções do “personal trainer” escolhido depende da colaboração, desde logo com a postura exigida para o efeito, um factor imprescindível a fim de se maximizar o gasto de calorias, ainda que seja possível fazer a tal batota jogando sentado e gesticulando apenas os braços. Caso em que o registo real das calorias gastas será efectivamente inferior ao apresentado.

Alguns elementos personalizáveis

Os exercícios de treino dependem do aquecimento inicial e de uma postura adequada à projecção dos membros superiores, seguindo o ritmo proposto numa toada musical. Todo o corpo entra em actividade, balanceado-se como se o jogador tivesse diante de si um saco de boxe. Aqui o instrutor serve de guia, sendo fundamental acompanhá-lo e seguir as coordenadas, mantendo a atenção para que o registo e cadência de socos seja perfeito.

Cumprindo as regras do nosso preparador físico, Fitness Boxing 3 funciona como um treino diário, cuja actividade pode ser mais localizada e prolongada de acordo com as nossas preferências. Várias zonas do corpo podem entrar em prática. Para tonificar os abdominais é crucial contrair os músculos da região abdominal sempre que é efectuado um soco. A variedade de socos é acompanhada por um crescendo de dificuldade. Cada treino é composto por 3 fases: o aquecimento, o treino propriamente dito e, por fim, os alongamentos.

Image credit: Nintendo

Há um tempo para cada “estágio” que pode ser suprimido no aquecimento e alongamentos. O treino consiste na fase de maior desgaste. No fundo temos exercício através de uma sequência de ritmo, parte que é acompanhada por momentos de carga (múltiplos socos) e alguns intervalos. O desgaste físico é significativo (algumas gotas de suor podem surgir nos treinos mais demorados) mas ainda não é comparável ao rigor do treino num ginásio. No entanto, nesta dose diária de treino, apesar de alguma repetição dos exercícios, existem opções que podem minimizar o efeito dessa rotina.

Existem vários “PT’s”, entre homens e mulheres, com vozes, locuções e orientações distintas. A personalização deles também é possível, através de roupas e acessórios de desporto. Os fundos também podem ser modificados, bem como as músicas e os ritmos. Ainda que haja aqui alguma diversidade, as secções de ritmo tendem a repetir-se. É um jogo que no médio e longo prazo, ainda que nos motive a atingir as metas traçadas de início, não evita uma sensação de repetição. Mas bem sabemos que o treino é todo ele repetitivo. Pelo meio é necessária uma atenção à dieta, crucial para lograr o resultado desejado.

Image credit: Nintendo

Os incentivos à prática de treino diário estão presentes, desde logo sob a forma da pontuação estabelecida no final (a qual pode ser melhorada e estabelecido um recorde) e na forma de carimbos que assinalam o trajecto ao longo dos dias e dos meses. A qualquer momento podem mudar de treino, alterar a intensidade e treinar para lá do indicado no calendário. Todos os passos e dados relevantes são registados, servindo para a média, com destaque para as calorias perdidas.

É a longo prazo que os efeitos do melhor uso dado a Fitness Boxing 3 se fazem sentir. Com uma melhor monitorização das calorias gastas, o investimento nesta prática desportiva pode resultar num reforço do bem estar físico e emocional, e no desejo de melhorar a forma como qualquer pessoa se envolve com a prática desportiva. É um óptimo ponto de partida. Começar por um lado, quebrando rotinas e entrando numa lógica de dedicação. Às vezes é só preciso um impulso.

Prós: Contras:
  • Incentivo acessível à prática de exercício
  • Não requer acessórios
  • Diversos planos de treino e localizados
  • Elementos personalizáveis
  • Incentivos diários
  • Variedade de personagens
  • Registo das calorias é em estimativa
  • Exercícios podem tornar-se repetitivos
  • Algumas técnicas limitadas

Lê também