Fntastic cancela Escape Factory e anuncia jogo ITEMS
Dizem que é o que os jogadores querem.
A Fntastic cancelou a campanha Kickstarter do seu jogo Escape Factory, sendo mais um episódio no percurso problemático do estúdio, que tem estado a passar por constantes lutas para recuperar a sua imagem após o fiasco de The Day Before.
O cancelamento foi justificado pela falta de interesse no projeto, com a Fntastic a afirmar que, embora o jogo fosse promissor, era “improvável que o objetivo de financiamento fosse alcançado”. Como resultado, a empresa adiou a produção do jogo sem angariar fundos.
Entretanto, ao mesmo tempo que anunciou o abandono do jogo Escape Factory, a Fntastic revelou um novo projeto: um jogo de ação e terror chamado ITEMS. Segundo a empresa, este novo título responde diretamente aos pedidos da comunidade, sendo uma mudança de estratégia para atender aos interesses dos jogadores. A Fntastic também tenciona lançar jogos para dispositivos móveis em paralelo para ajudar a financiar a produção de ITEMS, sugerindo que uma nova campanha de crowdfunding poderá ter lugar no futuro.
Este ciclo de projetos cancelados e novos anúncios não é novidade para a Fntastic, que já teve de enfrentar sérias complicações com o lançamento do seu título anterior, The Day Before. Após vários atrasos, duras críticas e uma série de controvérsias, incluindo uma disputa de marca registada e a utilização de voluntários não remunerados, o estúdio tem-se esforçado por recuperar a confiança da comunidade.
Segundo a empresa, ITEMS e uma abordagem mais transparente e faz parte da sua tentativa de “fazer as coisas da forma correta” e de se restabelecer no mercado.