Football Manager 2016 - Análise
É como o vinho, quanto mais velho melhor.
Este ano, mais que em anos anteriores, este Football Manager 2016 vai retirar-vos meses de vida social. Por um lado é bom, porque chegamos ao inverno, muitos dias em que não se tem muito para fazer fora de casa e, portanto, para aqueles que gostam de jogos de gestão, este veio para isso mesmo, mas por outro, não podem esquecer-se das vossas necessidades básicas (comer, dormir, etc), porque quando derem por isso, já estão de tal forma viciados que duvido que consigam livrar-se do computador para terem vida para além do vosso escritório. Quando começarem a explorar detalhe a detalhe e tiverem preocupações com as horas, aqui, 30 minutos pode ser o tempo que levam a pesquisar determinado jogador e fazer "Avançar"... e depois pensam: "Meia hora e só fiz isto?
No momento em que começo a escrever esta análise já testei dois modos existentes (Desafio e Carreira). Para começar de forma mais suave e porque nos primeiros dois dias não tive muito tempo para explorar o jogo, optei pelo modo Desafio, escolhendo um cujo objetivo, à semelhança das últimas edições de FM, seria terminar a época sem derrotas.
Passada esta primeira experiência, agarrei o desafio que mais interessa a todos os jogadores de Football Manager, o modo Carreira. Arrancando este modo, ou qualquer outro, têm pela primeira vez a opção de criarem a vossa personagem, escolhendo os vossos uniformes, cores, etc..
Posto isto, está na altura de escolherem o vosso clube e, mãos à obra. Começando, preparem-se também para as dificuldades do mesmo. O nível subiu bastante e, no momento em que escrevo a análise, estava a treinar o Manchester United mas com sérias dificuldades. Pelo que estou a perceber, o jogo está cada vez mais realista. Em FM2015 achava a primeira época em qualquer clube demasiado fácil, e a subsequente demasiado difícil, em que os adversários evidenciavam um melhor conhecimento sobre as nossas táticas. Neste FM2016 isto acontece logo na primeira época. No meu caso em particular, no final de novembro, estava em 9º lugar com o Man. Utd., de onde acabei despedido no 1º de dezembro.
Cuidado com os vossos jogadores. Se algum jogador se vira contra vocês, o caldo está entornado. A partir desse momento, a equipa baixa o rendimento de forma radical e torna-se quase impossível treinar a mesma. Portanto, vão encontrar toda uma combinação de fatores que vão influenciar os vossos resultados, mais do que noutra edição de Football Manager. Jogadores insatisfeitos, treinos, táticas, tudo isto vai jogar contra, ou a favor, de vocês. E cuidado com a forma como falam com os jogadores quando ficam lesionados, porque anteriormente isto só acontecia quando estavam a treinar seleções. A relação com a imprensa também é diferente e está um pouco melhorada, também poderá influenciar em muito a vossa relação com o clube.
Depois de ser posto fora do Manchester United, a viagem não "morre", porque vão receber entrevistas dos mídia até pensarem que já é em demasia.... mas dá outra dinâmica ao jogo e, claro, vai, certamente, influenciar o vosso perfil como treinador. Passando à parte tática, senti algumas melhorias nos ambientes, tornando mais fácil a gestão, mas sem nos desleixarmos, dado que temos que verificar muita coisa e estarmos sempre atentos ao mais pequeno pormenor. E, na minha opinião, está muitíssimo mais apelativo o interface de gestão tática.
Os ecrãs de interação/gestão de staff está completamente remodelado e, também, mais interessante. Os relatórios efetuados pelos olheiros estão mais apelativos, em que mais facilmente temos toda a informação mais importante referida no ecrã principal. Rapidamente decidimos o que fazer em relação a X jogador, quais os principais prós e contras. Pessoalmente, prefiro assim ao invés da versão de 2015.
Uma das principais mudanças/adições neste ano, e mais notória, é a parte relacionada com as estatísticas. A Sports Interactive contratou a Prozone, que é especialista nesta área, e o resultado está à vista. Vocês vão perceber rapidamente quando começarem a ver algumas barras verdes no decorrer dos jogos, dos "loadings", etc... Trabalho 5 estrelas da parte desta empresa. Para aqueles que viam esta característica como uma necessidade básica, pois bem, agora têm tudo isto, e o tempo despendido neste campo vai multiplicar-se vezes sem conta com tanta informação disponível à vossa frente.
Nova experiência, noutro clube, e o meu histórico com a imprensa teve influência no futuro. Porquê? Por experiência rejeitei a apresentação/entrevista pública quando assinei por um novo clube (pós Man. Utd.) e, os mídia ficaram irritados. Resultado: quase não me contactam. Portanto, cada passo dados tem real influência no nosso percurso como treinador virtual.
Sabemos que jogos como Football Manager podem tornar-se monótonos porque a cada ano, poderiam basear-se apenas nas atualizações das base de dados, mas a Sports Interactive não se dedica apenas a isso. Nota máxima no que toca a esse pormenor, porque não parou nas evoluções.
Resumindo, digo o que muitos fãs da série dirão após experimentarem esta versão de 2016 de Football Manager, comparando-o aos vinhos mais sofisticados, que quanto mais velhos melhor. Pois bem, é mesmo este o sentimento que sinto após longas horas em seu redor. A produtora está atenta ao que nós jogadores propomos e implementam essas mesmas melhorias. Arrisco mesmo em dizer que foi dos anos em que senti maiores/melhores novidades a nível global na experiência de jogo. Aliás, acho que só assim faz sentido, são os fãs que compram os jogos, quem melhor do que eles para ajudarem as produtoras a melhorar de ano para ano? Recomendado, sem sombra de dúvidas