Passar para o conteúdo principal

Fortnite fez a indústria dos videojogos crescer 13% em 2018

PUBG foi o jogo premium que mais facturou.

2018 foi um ano repleto de mega sucessos e, se estás por dentro do mercado dos videojogos, deves estar bem ciente disso. No entanto, a prova do sucesso está nos resultados do estudo levado a cabo pela SuperData, uma empresa que faz parte do grupo Nielsen e que publicou uma análise interessante dos "jogos digitais e indústria de entretenimento interactivo" de 2018.

A SuperData debruçou-se sobre uma série de tópicos que dizem respeito ao mundo gaming, desde o crescimento dos esports, conteúdos relacionados com videojogos e, apesar de possuir números mais baixos e um impacto ligeiramente inferior no sector, a realidade virtual.

Podes ver a investigação em maior detalhe no site da SuperData mas deixamos-te aqui as conclusões chave:

Graças em grande parte ao mega sucesso Fortnite, a indústria dos videojogos conseguiu crescer 13%. Para além do jogo ter batido todo o tipo de recordes em termos de receitas ou número de jogadores inscritos, conseguiu ainda estabelecer a indústria face aos olhos de um público cada vez "mainstream".

O free-to-play veio mesmo para ficar (tal como o sucesso de Fortnite veio demonstrar), correspondendo a 80% da receita dos jogos digitais em 2018. Todavia, os jogos premium alcançaram também resultados extraordinários. Vale a pena frisar que, enquanto 62% da receita do free-to-play provém do mercado asiático, 80% das receitas dos jogos premium dizem respeito à Europa e América do Norte.

PlayerUnknown's Battlegrounds foi o título premium que mais facturou, mesmo com a restante competição dentro do género do Battle Royale. Apesar do sucesso do Fortnite e mesmo Call of Duty: Black Ops IV, PUBG conseguiu subir a sua receita 19% de 2017 para 2018.

Red Dead Redemption 2 facturou 516 milhões de dólares no quarto trimestre de 2018 e a receita premium cresceu 10% em relação a 2017. Tendo em conta o componente online (e o sucesso que a Rockstar obteve com GTA V), RDR2 continuará a gerar boas receitas em 2019.

É importante referir que, de acordo com dados da empresa, os conteúdos relacionados com videojogos registaram ganhos de 5,2 mil milhões de dólares sendo que, em termos de telespectadores, foram contabilizados 850 milhões de utilizadores únicos.

Para concluir, a receita de VR e AR aumentou de 4,4 mil milhões de dólares para 6,6 mil milhões de dólares. Apesar de não serem números tão impressionantes face aos anteriores, é bom ver que a realidade virtual está em crescimento.

Lê também