Fortnite: português detido por usar o jogo para abusar de menores
Será obrigado a sujeitar-se a tratamento psiquiátrico.
Na era digital as crianças e jovens estão expostas regularmente a novos perigos e há quem use redes sociais e plataformas de conversa para se aproveitar delas. Neste caso em concreto, foi detido um português que usava o popular jogo Fortnite para entrar em contacto com menores de idade para os encorajar a gravar e enviar vídeos de práticas sexuais.
O indivíduo de 19 anos, detido pela PJ em Salvaterra de Magos, adianta o JN, conhecia as vítimas através de Fortnite. Através do jogo conseguia os contactos dos menores em plataformas como o Facebook e Whatsapp, onde as instigava a gravar vídeos sexuais.
Os menores enviavam os vídeos através dessas plataformas e depois recebiam instruções para apagar as pegadas digitais, eliminando os vídeos dos dispositivos e das conversas. A Polícia Judiciária encontrou milhares de ficheiros que continham crianças em práticas sexuais explícitas.
"A Polícia Judiciária encontrou milhares de ficheiros que continham crianças em práticas sexuais explícitas"
A Polícia Judiciária também descobriu que os vídeos eram posteriormente partilhados com outros internautas. Na casa do indivíduo foram aprendidos telemóveis, computadores e discos externos.
Depois do primeiro interrogatório judicial, o detido tem que se apresentar diariamente no posto da polícia da sua área e está proibido de usar equipamentos com acesso à Internet. Tem ainda que se sujeitar a tratamento psiquiátrico.