Foxconn obriga universitários a fabricar a PS4
Sony responde dizendo que a companhia respeita o seu código de conduta.
De acordo com o Games In Asia, que cita a imprensa chinesa, há vários relatos de universitários a serem obrigados a trabalhar na fábrica da Foxconn onde está a ser fabricada a PS4.
Os estudantes pertencem a um curso de engenharia de informação do Instituto de Tecnologia de Xi'an , que promove um estágio na fábrica de Yantai da Foxconn. Mas na realidade, o estágio parece ser uma obrigatoriedade em vez de uma opção. Ao que parece, os estudantes perdem seis créditos do curso caso se recusem a participar no estágio, o que implica reprovar.
Ainda mais controversas são as tarefas atribuídas aos estudantes, que não estão relacionadas com a sua área de estudo. Um dos estudantes que estuda finanças foi colocado a colar partes da PS4. Outro dos estudantes, da área da ciência de computação, é responsável por meter os manuais de instrução da consola dentro das caixas.
As horas de trabalho dos estudantes são iguais às dos restantes trabalhadores.
Em resposta às acusações, a Foxconn afirmou que todos os seus trabalhadores são voluntários e não impede ninguém de abandonar o posto de trabalho se assim pretenderem.
A Sony respondeu ao MCV que a Foxconn está de acordo com o seu código de conduta estabelecido em 2005 que preza as leis, ética de trabalho, condições de trabalho, respeito pelos direitos humanos, conservação do ambiente e pela saúde e segurança.