Passar para o conteúdo principal

Fumito Ueda está interessado na realidade virtual

Mas considera que o mercado VR ainda não é muito grande.

Fumito Ueda, director mais conhecido por o seu trabalho em ICO, Shadow of the Colossus e The Last Guardian, está interessado na realidade virtual; no entanto ele reconheceu que ainda existem vários obstáculos que poderão evitar que trabalhe com este tipo de tecnologia.

Em entrevista com o Glixel, Ueda mencionou que gostaria de criar algo para a realidade virtual como um meio criativo. O problema está em como sendo responsável pela GenDESIGN, o seu novo estúdio independente, necessita de garantir de que os seus projectos sejam viáveis num mercado que ainda considera ser pequeno.

"Por um lado, como meio criativo, estou interessado em criar algo para a VR, mas também tenho a responsabilidade de garantir de apostar num projecto que tenha sentido financeiro para nós. Por isso, neste caso, não encontrei o equilíbrio correcto ou uma solução realista para fazer com que isso aconteça," menciona.

Ueda sublinhou que não tem a confiança para fazer um projecto como um Shadow of the Colossus VR já que teria que ser algo "que vá além das expectativas dos fãs". Mesmo assim, a mente por detrás de The Last Guardian assinalou que gostaria que fosse um jogo que oferecesse mais do que estar em frente a um colosso.

"Se chegasse a lançar um Shadow of the Colossus para o PlayStation VR, sentiria uma responsabilidade por criar algo que fosse mais além das expectativas dos fãs. Não seria suficiente fazer apenas um jogo onde estás em frente e a um colosso. A minha principal preocupação para um Shdow VR é que seria na primeira pessoa e um dos grandes problemas para VR é que o movimento por vezes dá algumas náuseas às pessoas. Por isso não sei se seria uma boa combinação. Não tenha a confiança de poder superar esse problema," finalizou Ueda.

Lê também