Passar para o conteúdo principal

Funcionário da Larian Studios critica despedimentos em massa

Os executivos sénior deviam receber cortes nos ordenados e prémios.

Crédito da imagem: Larian Studios

Janeiro ainda não terminou e já foram registados perto de 6 mil funcionários despedidos, na indústria dos videojogos. Este número já é 60% do total de 2023, um dado surpreendente e que ganhou maior impacto com os despedimentos anunciados ontem pela Microsoft Gaming.

Num momento em que a Riot Games, Black Forest Games, e People Can Fly despediram mais de 2.5 mil funcionários numa semana, temos diversas vozes na indústria a comentar a atual situação e uma das críticas mais intensas veio de um membro da Larian Studios, produtora de Baldur's Gate 3.

Michael Douse, diretor do departamento responsável pelo lançamento dos jogos da Larian, comentou os despedimentos anunciados ontem pela Microsoft Gaming ao relembrar uma mensagem de setembro e foi duro nas suas palavras.

"Comprar companhias para despedir todos os seus funcionários logo depois é embaraçoso e devia ser visto como embaraçoso," disse Douse em setembro.

Douse recuperou essa mensagem de setembro de 2023 e acrescentou que "intemporal, infelizmente. Penso que os despedimentos em massa deviam ser acompanhados por cortes obrigatórios nos salários dos principais executivos, não com prémios por 'tomar decisões difíceis'."

"Demonstrem solidariedade. Sofram com eles. Partilhem a dor, não apenas a responsabilidade," acrescentou.

O ano de 2023 foi duro para as produtoras e 2024 prepara-se para ser ainda mais duro, por mais incrível que pareça.

Lê também