Fundador da Eidos Montreal ouviu que a Sony quer comprar a Square Enix Tokyo
Fala da venda dos estúdios e das possíveis razões.
Stephane D'Astous, fundador da Eidos Montreal que em 2013 deixou o estúdio, cerca de 4 anos após a Square Enix comprar o estúdio, falou sobre a venda do negócio ocidental que a companhia japonesa manteve durante mais de 12 anos e sobre as possíveis explicações para o surpreendente e baixo valor de 300 milhões de dólares.
D'Astous comentou com o GIbiz que a Eidos revelava problemas na publicidade e lançamento dos seus jogos, esperando uma melhoria quando a Square Enix comprou os estúdios e propriedades, mas mesmo com o negócio da Marvel não conseguiram reverter uma tendência que descreve como um comboio lentamente a dirigir-se para um acidente.
Além disso, fala que a Square Enix insistia em catalogar os jogos ocidentais como títulos que falhavam sistematicamente com as previsões, por mais unidades que vendessem, sentindo que faltava liderança e direção, seja da Eidos em Londres ou da Square Enix em Tóquio, o que lhe fez perder a fé que as coisas iam melhorar.
Questionado sobre o porquê da Square Enix ter decidido vender os estúdios, mesmo com as licenças da Marvel, especialmente pelo valor de 300 milhões, considerado de forma universal como demasiado baixo para os estúdios e propriedades que foram vendidos, D'Astous diz ter escutado rumores sobre uma possível venda da própria Square Enix.
"Se for a ler entre as linhas, a Square Enix não estava tão dedicada quando esperávamos inicialmente. E existem rumores, claro, com toda esta atividade de fusões e aquisições, que a Sony quer mesmo comprar a Square Enix."
"Ouvi rumores que a Sony disse estar muito interessada na Square Enix Tokyo, mas não no resto. Por isso penso que o senhor Yosuke Matsuda fez disto uma espécie de venda de garagem," comenta D'Astous que na sua perspetiva olha para isto como uma possível justificação para o preço.
D'Astous comparou a venda com o negócio de 1.3 mil milhões de dólares entre a Embracer e a Gearbox, que tem menos propriedades e estúdios.
"Eles têm cerca de mil funcionários. A Eidos tem cerca de mil. Basicamente têm Borderlands e outros, a Eidos tem cinco vezes mais propriedades. Então porquê quatro vezes menos? Diria que não existiam muitas pessoas importantes interessadas. E isso mostra a saúde do valor do potencial da Eidos, infelizmente."
Segundo diz, o comboio estava em direção a um acidente, mas nem isso justifica aqueles 300 milhões de dólares por tudo o que foi vendido.