Fungo zombie como o de The Last of Us descoberto na Escócia.
Capaz de infetar insetos.
Apesar de parecer pura ficção, o fungo Cordyceps - presente na saga The Last of Us - é de facto real, se bem que não consegue infetar seres humanos como acontece nos videojogos.
Por norma encontrado em climas mais tropicais, um fungo raro semelhante ao Cordyceps foi agora descoberto na floresta escocesa, a cerca de duas horas de Glasgow.
A descoberta do fungo Gibellula foi feita pelo naturalista amador Ben Mitchell como parte do Projeto de Restauração do Habitat de West Cowal, na costa oeste da Escócia.
"Ele faz parte de um grupo de fungos que são conhecidos por transformar as suas vítimas em 'zombies', obrigando-as a agir de uma determinada maneira antes de matá-las.", afirma Mitchell.
De acordo com o Daily Mail, foi encontrado o fungo Gibellula, que está relacionado com o Cordyceps. O fungo infeta aranhas, lagartas e formigas através de esporos fúngicos e cresce dentro do seu corpo, eventualmente digerindo o inseto inteiro.
O artigo revela que a Gibellula obrigou a sua vítima aranha a mover-se para a parte inferior de uma folha de maneira a proteger-se; assim sendo, os esporos ficam protegidos da chuva e podem cair sobre outros insetos desprevenidos com mais facilidade.