Gabe Newell acredita que os mods pagos são uma vitória para os criadores e os jogadores
No entanto se for mau para os jogadores ele não terá problemas em retirá-los do Steam.
Gabe Newell, patrão da Valve, falou sobre o novo programa do Steam, que permite que os utilizadores possam vender os seus modos em vez de oferecê-los de forma gratuita.
Newell mencionou que se o novo sistema for contraproducente para os jogadores, a empresa vai acabar por descartá-lo.
"O nosso objectivo é tornar o modding melhor para os criadores e os jogadores," explicou Newell no Reddit numa sessão de perguntas e respostas. "Se algo não funcionar, isso será retirado. Neste momento, estou optimista que isto será uma vitória para os criadores e jogadores, mas vamos estar atentos aos nossos dados."
"O objectivo dos mods a pagar é aumentar o investimento que a comunidade faz para prolongar os seus jogos," acrescentou. "Pensámos que estávamos a falhar em alguma coisa que estava a prejudicar isso."
Newell garantiu que a Valve não está a pedir aos produtores para protegerem os mods a pagar para que estes possam ser adquiridos apenas através do Steam, e que isso vai contra a filosofia da empresa ao dizer-lhes o que podem ou não fazer, como oferecer os mods de forma gratuita.
O novo programa de modding no Steam foi lançando na quinta-feira com Skyrim a ser o primeiro jogo na Steam Workshop a contar com mods pagos mas já está a causa polémica por entre os utilizadores. Muitos dizem que a Valve está a ser gananciosa ao permitir que os modders vendam um trabalho que anteriormente era gratuito para todos, e até houve um mod que teve de ser removido após queixas de que continha o trabalho de outro modder.
Newell contou também não está preocupado com casos como este. "Este é um problema simples e directo. Entre nós e a supervisão da comunidade, estou confiante de que os criadores terão controlo sobre as suas criações, e que não haverá alguém a tentar copiá-las."
Alguns utilizadores descontentes com a situação criaram uma petição para a companhia retirar o conceito de mods a pagar no Steam Workshop. Neste momento a petição já conta com mais de 110 mil assinaturas.