Passar para o conteúdo principal

Gabe Newell critica duramente a protecção DRM

Para ele o importante é oferecer conteúdos e não dificuldades.

A polémica em torno da pirataria continua a estar na ordem do dia e as medidas de protecção através da tecnologia DRM também. Desta vez Gabe Newell levantou a sua voz onde expressou a sua opinião sobre este assunto através de uma resposta a um e-mail de um blog.

Newell diz que, "À medida que a tecnologia DRM vai avançado, são cada vez mais estúpidas as suas estratégias. O objectivo deveria ser criar algo de valor para o consumidor através de um serviço (por exemplo, tornar mais fácil para mim jogar os meus jogos quando quisesse e onde quisesse), e não reduzir as possibilidades dos utilizadores com o produto (se calhar vou ser capaz de jogar ao meu jogo, ou se calhar até não)."

Newell diz que a sua equipa tenta dissuadir outras produtoras e editoras de jogos para não utilizarem o DRM, e sublinha que, "No geral a tendência é para abandoná-lo."

Para muitas editoras e produtoras o sistema de protecção DRM parece ser a grande solução para a pirataria, uma das grandes medidas preventivas deste sistema, e a que tem sido mais apontada pela critica, é o SecuROM, que, na maior parte das vezes, limita o numero de instalações possíveis com o exemplar original. A Valve é claramente contra este sistema ainda para mais quando tem a sua própria rede digital Steam, onde já distribui um grande numero de jogos das mais variadas produtoras.

Lê também