Passar para o conteúdo principal

Game of Thrones: Winds of Winter foi bombástico

O último episódio aumentou as expectativas para a próxima temporada.

O episódio de ontem de Game of Thrones, Winds of Winter, marcou o final da sexta temporada e aumentou as expectativas para a sétima temporada, que agora só começará a ser transmitida no próximo ano.

Winds of Winter foi o culminar de uma temporada excelente, a melhor até à data, e trouxe momentos e revelações muito aguardadas pelos fãs, confirmando a identidade de Jon Snow e colocando Daenerys Targaryen a navegar em direcção a Westeros. Ultrapassar os livros foi a melhor coisa que aconteceu à série, e embora existam diferenças notáveis entre a narrativa de George R.R. Martin e a da série, a sexta temporada foi valiosa para qualquer fã.

Disfarçada de sopeira, Arya encontrou a oportunidade para cortar a garganta a Walder Frey, vingando a morte da sua mãe e irmão no Red Wedding. Foi um momento satisfatório.

O último episódio da temporada abriu serenamente, com Tommen a preparar-se para o julgamento de Cersei, a sua mãe. Cersei é uma das personagens mais maquievélicas e matreiras da série, e no episódio anterior já tínhamos reparado que tinha um plano na manga para escapar ao seu julgamento. Não tínhamos ideia era que esse plano resultaria na morte de dezenas ou centenas de pessoas, incluindo personagens centrais.

"Tommen nunca soube governar como um rei nem nunca impôs respeito"

Foi depois do julgamento de Loras Tyrell que nos apercebemos que alguma coisa estava para acontecer. Este sentimento foi replicado por Margaery Tyrell, que quando viu que Cersei não estava no Great Sept of Baelor (a catedral de King's Landing) para enfrentar o julgamento, ficou agitada e ordenou que todos abandonassem o local. No entanto, o High Sparrow e os seus súbditos pensavam que tinham tudo sob controlo e que nada de errado iria acontecer.

Pouco depois a catedral foi engolida e dizimada por Wild Fire, graças a barris desta substância que se encontravam num subsolo, uma relíquia deixada pelo Mad King, Aerys Targaryen. Foi um momento chocante e que imediatamente colocou Cersei entre os maiores vilões da série, disposta a fazer qualquer coisa para não enfrentar as consequências.

Ver Cersei sentada no Iron Throne foi inesperado.

Pouco depois de ver a catedral a explodir, Tommen, o Rei dos Sete Reinos, atirou-se da janela do seu quarto. Foi um final triste para uma personagem que nunca passou de uma marioneta. Dividido entre a manipulação do High Sparrow e a influência da sua mãe, Tommen nunca soube governar como um rei nem nunca impôs respeito. Nos episódios anteriores mostrou finalmente alguma atitude, mas a jogada de Cersei, que matou a sua mulher Margaery, foi demasiado para aguentar.

Do outro lado do Narrow Sea, Daenerys Targaryen concluiu os preparativos para navegar para Westeros. Decidida a conquistar os Sete Reinos e a agir como uma Rainha, termina a sua relação com Daario Naharis, comandando-o para ficar em Mereen a assegurar que um novo líder é eleito para governar a cidade agora livre de escravidão. Foi uma atitude fria, mas necessária, provando que Daenerys está disposta a abdicar dos seus interesses para se tornar numa verdadeira governanta.

"A identidade de Jon Snow foi revelada"

Entretanto, em mais uma viagem ao passado de Bran Stark, a identidade de Jon Snow foi revelada. Este era um dos maiores mistérios desde o início da série, mas as especulações dos fãs estavam certas. Jon Snow não é apenas um bastardo de Ned Stark, é filho de Lyanna Stark, a sua irmã. O episódio não chegou a revelar o nome do pai, mas a resposta mais óbvia é Rhaegar Targaryen, que supostamente a tinha raptado. No episódio vemos Lyanna a murmurar a Ned Stark que se "o Robert descobre mata-o de certeza", pedido assim ao seu irmão para proteger a identidade do recém nascido.

Em Dorne novas alianças estão a ser criadas

Depois desta revelação, o episódio transita para o norte, em que numa reunião com as várias casas da região, Jon Snow é proclamado como o novo Rei do Norte. As peças de xadrez estão desta forma prontas para a próxima temporada. Em King's Landing Cersei é nomeada Raínha e Protectora do Reino, Jon Snow é o novo líder do norte, e Daenerys chegará a Westeros em breve para conquistar o que é seu por direito. A norte da muralha, temos o exército de White Walkers.

Uma curiosidade é que Benjen Stark referiu no episódio que a Muralha não é apenas feita de gelo, tendo na sua base feitiços para impedir os White Walkers de atravessar. Portanto, na próxima temporada provavelmente vamos ver a muralha a explodir, a não ser que o Night King (o líder dos White Walkers) tenha outro plano para atravessar para o outro lado. Também será interessante ver as alianças que poderão surgir. Será que Jon Snow se aliará a Daenerys? Qual será o papel de Dorne no meio disto tudo? Será que Cersei está preparada para lidar com uma invasão? As perguntas são mais do que as repostas. Agora teremos que esperar um ano para vermos a continuação de Game of Thrones.

Lê também