Passar para o conteúdo principal

Game Boy faz 25 anos

A primeira grande portátil da Nintendo.

A Game Boy celebra hoje 25 anos. Lançada no Japão a 21 de Abril de 1989, a Game Boy foi a sucessora das consolas portáteis Game & Watch. Criada por Gunpei Yokoi, esta consola de 8-bit foi um êxito para a Nintendo, tendo vendido 118 milhões de unidades ao longo das suas várias versões, desde o clássico até à Game Boy Color.

Com a Game Boy, a Nintendo acrescentou uma série de melhorias à experiência portátil, nomeadamente a possibilidade de instalar cartuchos, o que fez da máquina um leitor portátil de jogos, enquanto que até então praticamente todas as consolas portáteis se limitavam a facultar apenas um jogo, gravado na memória da consola. O ecrã monocromático "esverdeado" é um dos traços mais marcantes da máquina, mas também permitiu baixos consumos de energia, com apenas quatro pilhas.

A Sega e a Atari procuraram superar a consola da Nintendo, lançando respectivamente a Game Gear e a Atari Lynx, mas apesar de apresentarem gráficos com cor, o excessivo consumo de energia da Game Gear e a falta de software (problema comum a ambas) condicionaram o sucesso. A Game Boy permaneceu até 2003 como a consola mais importante no sector das portáteis e só a Nintendo DS viria a superá-la em vendas.

Dotada de um lista impressionante de títulos, para muitos a Game Boy marcou a entrada a sério no mundo dos videojogos, especialmente com aquele pack Nintendo GameBoy e Tetris. Mas a Game Boy também se fez com outros jogos como Super Mario Land, Mega Man, F1-Race, Nintendo World Cup, Metroid II, The Amazing Spider-Man, Castlevania, Gargoyle's Quest, Pokémon, entre muitos outros.

Quem não se recorda desta abertura?

Ver no Youtube

Que memórias guardam desta portátil? Ainda jogam nela regularmente? Quais os jogos favoritos? Partilhem aqui as vossas experiências.

Lê também