Game Boy faz 25 anos
A primeira grande portátil da Nintendo.
A Game Boy celebra hoje 25 anos. Lançada no Japão a 21 de Abril de 1989, a Game Boy foi a sucessora das consolas portáteis Game & Watch. Criada por Gunpei Yokoi, esta consola de 8-bit foi um êxito para a Nintendo, tendo vendido 118 milhões de unidades ao longo das suas várias versões, desde o clássico até à Game Boy Color.
Com a Game Boy, a Nintendo acrescentou uma série de melhorias à experiência portátil, nomeadamente a possibilidade de instalar cartuchos, o que fez da máquina um leitor portátil de jogos, enquanto que até então praticamente todas as consolas portáteis se limitavam a facultar apenas um jogo, gravado na memória da consola. O ecrã monocromático "esverdeado" é um dos traços mais marcantes da máquina, mas também permitiu baixos consumos de energia, com apenas quatro pilhas.
A Sega e a Atari procuraram superar a consola da Nintendo, lançando respectivamente a Game Gear e a Atari Lynx, mas apesar de apresentarem gráficos com cor, o excessivo consumo de energia da Game Gear e a falta de software (problema comum a ambas) condicionaram o sucesso. A Game Boy permaneceu até 2003 como a consola mais importante no sector das portáteis e só a Nintendo DS viria a superá-la em vendas.
Dotada de um lista impressionante de títulos, para muitos a Game Boy marcou a entrada a sério no mundo dos videojogos, especialmente com aquele pack Nintendo GameBoy e Tetris. Mas a Game Boy também se fez com outros jogos como Super Mario Land, Mega Man, F1-Race, Nintendo World Cup, Metroid II, The Amazing Spider-Man, Castlevania, Gargoyle's Quest, Pokémon, entre muitos outros.
Quem não se recorda desta abertura?
Que memórias guardam desta portátil? Ainda jogam nela regularmente? Quais os jogos favoritos? Partilhem aqui as vossas experiências.