Gameplay de Arma 3 usado para partilhar informações erradas sobre Israel e a Palestina
Equipa confessa estar destroçada com o que aconteceu.
A Bohemia Interactive, produtora de Arma 3, decidiu reagir ao uso de gameplay do seu jogo para espalhar informações falsas sobre Israel e a Palestina, algo que aconteceu anteriormente com a guerra na Ucrânia.
"Com o desenrolar dos trágicos eventos no Médio Oriente, sentimos que é vital partilhar, mais uma vez, a nossa declaração sobre o uso de Arma 3 como fonte de notícias falsas," disse a Bohemia na rede social X.
"É devastador vermos o jogo que tanto adoramos ser usado desta forma. Encontramos formas de enfrentar o problema com relativa eficácia, ao cooperar de perto com agências que lideram na verificação de informação, mas apesar disto, infelizmente, não o conseguimos eliminar por completo."
A Bohemia reconhece ainda a ajuda da comunidade para desmentir os vídeos nas várias redes sociais e agradece todo apoio que está a receber dos fãs do jogo. Esta ajuda inclui jornalistas e agências de informação cujos esforços incluem assinalar informação falsa que está a circular.
Na era das informações falsas espalhadas com facilidade pela internet, jornalistas como Shayan Sardarizadeh (obrigado ao PCGamer) informam como gameplay de Arma 3 está a ser usado como se fosse cenas reais de ataques Israelitas.
É um problema que a Bohemia enfrenta novamente e que trará confusão para quem tenta acompanhar o que se passa neste conflito, e de alguma forma usa as redes sociais para obter informações.