Passar para o conteúdo principal

Garry's Mod perde conteúdos Nintendo criados ao longo de 20 anos

A mão pesada da Nintendo.

Crédito da imagem: Facepunch Studios

A comunidade de jogadores tem vindo a ser alertada para a posição firme da Nintendo relativamente à utilização das suas propriedades intelectuais noutros jogos. Garry's Mod, o adorado jogo sandbox conhecido pelas suas extensas capacidades de modding, caiu recentemente sob o escrutínio da Nintendo.

A Facepunch Studios, os criadores de Garry's Mod, anunciaram na página do jogo no Steam que certos itens da workshop relacionados com a Nintendo foram retirados devido a avisos de proteção emitidos pela própria Nintendo.

Esta ação da Nintendo deu origem a discussões sobre a aplicação dos direitos de autor e os direitos dos criadores de conteúdos na comunidade. Enquanto alguns podem argumentar que a remoção de conteúdos relacionados com a Nintendo se justifica, uma vez que envolve a utilização não autorizada das suas propriedades intelectuais, outros expressam o seu desapontamento pela perda de conteúdos gerados pelos utilizadores que fazem parte do Garry's Mod há mais de 20 anos.

Garry's Mod, lançado originalmente em 2006, prosperou graças à sua vibrante comunidade e à possibilidade dos jogadores criarem e partilharem o seu próprio conteúdo. No entanto, com as recentes ações da Nintendo, a Facepunch Studios enfrenta agora a difícil tarefa de rever e remover conteúdos relacionados com a Nintendo que datam de há duas décadas.

Isto serve para recordar a complexa relação entre os direitos de propriedade intelectual e os conteúdos gerados pelos utilizadores na indústria dos jogos, salientando a importância de respeitar as leis de direitos de autor e, ao mesmo tempo, promover a criatividade e a inovação nas comunidades.

Lê também