Passar para o conteúdo principal

Gearbox abre processo contra 3D Realms e Interceptor

O motivo é o direito de produzir jogos de Duke Nukem.

O Gearbox Software abriu um processo em tribunal contra o 3D Realms e Interceptor Entertainment com o motivo principal a ser o recentemente anunciado Duke Nukem: Mass Destruction.

No documento do processo está constatado que os direitos de produzir novos jogos de Duke Nukem, assim como quase todos os direitos associados a esta propriedade, estão reservados ao Gearbox, como ficou acordado com o 3D Realms em 2010, quando a produção de Duke Nukem Forever passou para as mãos deste estúdio.

"Recentemente - e sem consultar o dono da propriedade, o Gearbox - o Interceptor anunciou a intenção de produzir um jogo de Duke Nukem baseado nas várias personagens, conteúdos e propriedade intelectual do Gearbox; o jogo proposto tem o título de "Duke Nukem: Mass Destruction". Aparentemente, depois de vender os direitos da propriedade Duke Nukem ao Gearbox em 2013, o 3DR procurou convencer os outros em privado de que a venda nunca aconteceu. O resultado é uma produção não autorizada que aparentemente existe entre o 3DR e Interceptor", acusa o estúdio.

O Gearbox também relembra que o 3D Realms não conseguiu terminar Duke Nukem Forever num período de 12 anos, e como consequência estava a ser pressionado pela editora Take-Two para devolver os fundos de desenvolvimento. Depois de um pedido de ajuda, o Gearbox concordou em ajudar o 3D Realms e em 2010 foi assinado um acordo para passar os direitos de Duke Nukem do segundo para o primeiro.

No ano passado o 3D Realms preencheu uma queixa em tribunal a acusar o Gearbox de lhe dever dinheiro dando seguimento ao lançamento de Duke Nukem Forever, embora depois tenha pedido desculpa e retirado a queixa explicando que não passou de um mal entendido.

Lê também