Gears of War: Ultimate Edition recupera o dia da emergência - Antevisão
Coalition preserva elementos nucleares do original, modernizando a experiência.
A ponta final da conferência da Microsoft nesta E3 terminou com dois relevantes anúncios, a versão beta pública de Gears of War Ultimate Edition para os assinantes do Live, durante uma semana, e uma secção de demonstração do próximo jogo, Gears of War 4, desenvolvido pelos canadianos da Colatition, no seguimento da aquisição dos direitos do jogo à Epic Games de Mark Rein e Cliff Bleszinski. Este último só será lançado em 2016, lá para o final do ano, mas se adquirirem uma cópia de Gears of War: Ultimate Edition no final do mês de Agosto terão acesso à beta de Gears of War 4.
Com um novo estúdio a cargo de uma das propriedades intelectuais mais relevantes da Microsoft e num tempo marcado por remasterizações e remakes, a Microsoft entendeu por bem dar luz verde ao remake do original Gears of War da Xbox. O jogo será lançado para a Xbox One no dia 28 de Agosto, completamente reprogramado para a nova máquina. A Coalition meteu mãos à obra e reconstruiu todo o jogo, até os combates foram melhorados com novas configurações e novas opções quanto à jogabilidade.
Só os diálogos e o desenho dos níveis transitaram para a Ultimate Edition em conformidade com o título original. A estrutura da campanha mantém-se, sendo que as sequências cinematográficas foram reconstruídas, cabendo agora nuns sólidos 1080p a 60 fotogramas por segundo. A grande vantagem desta edição, para quem falhou os capítulos exclusivos na edição para o PC, é justamente a inclusão dos cinco novos capítulos nunca antes disponíveis para a consola, inclusive a luta contra Brumak. Ao mesmo tempo e nestes 14 meses em que o jogo esteve em produção, uma das áreas revistas foi precisamente a vertente áudio, que agora passa a emitir som surround a 7.1. Foram ainda adicionadas as capturas de movimentos.
Eventualmente menos consensual entre os fãs "hardcore" conta-se a adição de um nível de dificuldade ainda mais fácil, orientado para os jogadores casuais, interessados apenas em passar o jogo sem grandes obstáculos e complexidades. Visualmente é um jogo mais apurado e ligado aos 60 fps, numa experiência que, pudemos ver, será bastante fluida, embora as maiores diferenças sejam perceptíveis sobretudo nas sequências cinematográficas, por força da captura dos movimentos e animações faciais.
"A Coalition optou por chegar ao nervo e tornar a experiência compatível com os modernos third person shooters"
Debruçando-se sobre a mecânica de jogo, a Coalition optou por chegar ao nervo e tornar a experiência compatível com os modernos "third person shooters". Por exemplo, agora será possível reviver colegas mesmo quando em estado de cobertura. Será possível usar a Tac-Com do Gears 3. A sensibilidade no uso das armas e selecção foi melhorada. Em Gears of War não havia controlos alternativos. Agora é possível escolher uma diferente configuração e a detecção dos inimigos também foi alterada.
No que toca à componente multiplayer, central na popularidade da série, juntamente com os modos que faziam parte do original (entre os quais se destacam o Execution e o Warzone), a Coalition incluiu o Team Death match, King of the Hill (aplicando as regras Gears of War 3) e um novo modo chamado Gnasher Execution, num sistema de combate que põe em confronto equipas de dois jogadores. A componente multiplayer beneficia também dos 1080p a 60 fotogramas por segundo.
Todos os mapas de jogo transitam do anterior, assim como aqueles que integraram conteúdos suplementares e versão do PC, perfazendo 19 maps. O jogo terá servidores dedicados e suporte LAN. O ecrã dividido foi melhorado e haverá um modo espectador, só para quem quiser assistir. Em termos funcionais, a Coalition preocupou-se sobretudo em melhorar a competição no quadro multiplayer, sem prejudicar ou afectar o tipo de experiência que ofereceu o original, removendo pequenos erros e exploração de "bugs".
O jogo será colocado no mercado norte-americano a 25 de Agosto e três dias depois chega à Europa, ao preço de € 39.99. Com a edição Ultimate terão acesso à beta de Gears of War 4. Entretanto a beta de Ultimate Edition tem sido um sucesso, sobretudo no mercado norte-americano. Gears of War marca o começo de uma série triunfal na Xbox 360, sendo expectável a continuidade do legado na One. GoW Ultimate Edition é território conhecido dos fãs e no qual muitos se lançaram a fundo no multiplayer online para consolas. Para a Coalition, e tal como aconteceu com a 343 Industries quando recebeu a franquia Halo, este é o primeiro desafio antes de passar a Gears of War 4.