Google vai pagar $700 milhões e efetuar pequenas mudanças na app store
Para acabar com o processo legal.
Após perder o caso legal avançado pela Epic Games, a Google decidiu pagar $700 milhões e aceitou alguns compromissos num caso similar avançado por 50 procuradores de estado, nos Estados Unidos.
Se os compromissos e o valor apresentado pela Google for aprovado, a companhia aceitará permitir aos criadores de apps apresentar formas alternativas de obter dinheiro fora da Google Play Store, e durante os próximos 7 anos terá de permitir a instalação de apps Android por outros meios além da sua própria loja digital.
Durante 5 anos, avança o TheVerge, a Google terá de permitir sistemas alternativos de faturação, durante 4 anos a Google não poderá forçar os criadores a lançar apps e jogos na Google Play e exigir paridade, e durante 5 anos não poderá obrigar as companhias a colocar a Google Play Store em todos os dispositivos.
Apps como Netflix terão permissão para informar que é possível obter assinaturas por melhor preço noutros locais, mesmo que não possam colocar ligação direta para esses endereços, e entre os compromissos está ainda a possibilidade dos criadores comunicarem com os clientes por outros meios além da App Store.
A Google relembra que os utilizadores Android já podem instalar apps através de outros meios, fora da sua App Store, e diz que permitirá métodos alternativos de faturação, comunicados diretamente pelos criadores.