Governo Espanhol quer regular Caixas de Loot
Quer impedir a ludopatia nos menores.
As controversas caixas de loot ficaram na mira de diversos governos mundiais, após diversas polémicas em vários jogos e na forma como incentivam menores de idade a gastar dinheiro extra, sem qualquer garantia do que vão obter.
Apesar de editoras como a EA defender o que chama de mecânicas surpresa e a Take-Two afirmar que se trata de uma mecânica perfeitamente razoável, as caixas de loot estão a gerar imensa discussão em todo o mundo.
Vários governos decretaram que eram equiparáveis a jogos de sorte e forçaram as editoras a removê-las, enquanto recentes estudos sugerem que podem deixar os jovens susceptíveis a jogos de sorte. Agora, é a vez do governo Espanhol agir.
Segundo avançado pelo ElDiario (obrigado ao Vandal), Alberto Garzón, ministro do consumo, quer regular as caixas de loot nos videojogos, à semelhança de países como Bélgica e Holanda, para impedir que os menores corram o risco de ludopatia.
A ludopatia (o hábito de jogo compulsivo) é um risco para os menores de idade expostos a estas mecânicas que os incentivam a gastar dinheiro extra à espera de obter um item que desejam, sem qualquer garantia de o obter.
O governo espanhol investigará a possibilidade de implementar medidas mais rígidas para os menores de idade, reforçando os controlos parentais e chamando a atenção dos pais para tais comportamentos, mas também pretende uma maior transparência por parte das editoras.
Para as autoridades espanholas não existe qualquer dúvida, as caixas de loot são equivalentes a jogos de azar e merecem ser reguladas pelo que são.