Passar para o conteúdo principal

Governo japonês quer limitar o monopólio da Apple e Google

Uma nova era para as lojas digitais.

Crédito da imagem: Apple

Ao longo dos últimos anos, a Epic Games luta contra o que considera de monopólios da Google e Apple nas suas lojas digitais mobile, e agora começam a surgir iniciativas governamentais sobre o assunto.

De acordo com o Nikkei, o governo japonês prepara-se para introduzir uma lei que forçará a Apple e Google a respeitar uma nova série de regras para evitar o abuso das suas posições dominantes no mercado mobile no Japão. É algo que soa muito similar ao que a Epic Games defende.

O objetivo do governo japonês é impedir estas empresas monopolizem as operações efetuadas nas suas lojas digitais de aplicações mobile e os sistemas de pagamento usados.

Além disso, as autoridades japonesas pretendem criar incentivos para gerar concorrência na área da distribuição de apps mobile e métodos alternativos de pagamento para beneficiar os consumidores.

A Comissão do Comércio Justo será responsável por aplicar o novo conjunto de regras e acabar com o que consideram tratar-se de um monopólio da Apple nos dispositivos iOS e da Google no Android.

Lê também