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Greenberg: Fortes vendas de consolas após descida de preço não vão durar muito

E exclusivos continuam a ser o forte da 360.

Aaron Greenberg da Microsoft não espera que as recentes descidas de preços da PlayStation 3 e da Xbox 360 deixem uma impressão duradoura nas vendas de consolas.

"Não acredito que as decidas de preço que as duas companhias fizeram vá ter a longo prazo um impacto dinamizador no mercado a longo prazo," disse Greenberg em entrevista aos nossos colegas britânicos da Eurogamer.

"Tipicamente vemos um mês ou dois de subidas e de ajustes, mas depois as coisas tendem a assentar à normalidade do mercado já estabelecido."

A Sony reduziu, no inicio deste mês, o preço da sua PlayStation 3 para 299€ na Europa e introduziu um novo modelo da consola mais pequeno.

A Microsoft posteriormente baixou o preço da Xbox 360 Elite para 259.99€ e retirou do mercado o modelo Premium, no entanto disse que a altura desta redução de preço foi mera coincidência.

Ambas as reduções de preço trouxeram lucros significativos para as respectivas companhias, com a Xbox 360 a ter um aumento nas vendas de 43% no Reino Unido em apenas num fim-de-semana, enquanto que a Sony celebrava um impulso nas vendas de 999% na semana em que a nova PS3 foi lançada e quando foi praticada a redução de preço da consola.

Apesar de Greenberg estar um pouco céptico sobre estas mudanças de preços terem um efeito a longo prazo na dinâmica de mercado, ele vê alguns pontos positivos.

"No entanto nós esperamos que estes novos preços mais baixos tragam mais consumidores que estavam um pouco relutantes quanto aos preços que se praticavam anteriormente," explicou ele, antes de afirmar que os conteúdos para a consola continuam a ser a chave central da estratégia da Microsoft.

"O nosso foco continua a ser adicionar mais valor e mais experiências exclusivas através dos jogos e do entretenimento, de tal forma que os consumidores continuem a escolher a Xbox 360 como a sua consola de eleição," disse ele.

A Xbox 360 parece ter um maior apoio das third-parties, graças ao acordos com a Rockstar para os conteúdos episódicos de GTA IV e da Ubisoft com Splinter Cell: Conviction, entre outros, no entanto a Sony parece estar a preparar-se para este Natal com uma linha de jogos first-party que promete deixar os fãs rendidos, começando logo com Uncharted 2.

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