GRIN sobre o seu fecho
Fundadores do estúdio culpam Square Enix.
Numa recente entrevista, Bo e Ulf Andersson, fundadores da GRIN que fechou portas em 2009, culparam a Square Enix pelo encerramento do seu estúdio.
A GRIN estava na altura a trabalhar num derivado de Final Fantasy, com o nome de código "Fortress", e as exigências da Square Enix eram 'ridículas' e entre elas estava o envio por fax dos ficheiros do código e da música .
"É tão parvo quanto soa", diz Bo Andersson. "É uma exigência impossível, não podes enviar código ASCII ou binário por fax. É retardado. Era quase uma actividade criminosa."
A Square Enix também declarou que o estúdio estava a enviar o seu trabalho para o departamento errado e que não estava a gostar do estilo Nórdico que pediram especificamente desde o início.
Desconfiados que algo estava errado, decidiram testar a atenção da Square Enix enviando uma actualização do seu trabalho na forma de trabalhos de arte retirados directamente de Final Fantasy XII.
A resposta foi: "Não se parece com Final Fantasy."
"Percebemos então que seja o que for que façamos...eles já decidiram," disse Bo Andersson. "Queríamos entrar e revolucionar Final Fantasy, que é exactamente o que eles precisam. O mais recente não presta."