GT Academy 2012 - Estivemos na final no Estoril
Saibam quem representará Portugal em agosto no circuito Silverstone.
O Circuito do Estoril recebeu entre sexta-feira e sábado a final nacional do GT Academy 2012. O programa de recrutamento de talentos do desporto automóvel vai já na quarta edição. Por esta altura, os três anteriores vencedores correm já com um Nissan nas mãos em competições a nível internacional. O próximo pode ser um dos 3 portugueses que se apuraram para a final de Silverstone no passado sábado.
Só em Portugal, mais de 38 mil participaram na edição deste ano através do simulador dedicado ao evento disponibilizado gratuitamente na Playstation Store. Entre esses, apenas 32 se qualificaram para a fase final, que começou na sexta-feira. Altura de largar o conforto do lar e dar uma volta até ao Circuito do Estoril. Talvez para alguns, largar também o comando - à espera dos 32 apurados estavam os sistemas de condução apetrechados a rigor. O banco era confortável, mas muitos nem o terão chegado a aquecer.
O caminho foi longo e sempre a eliminar. Para as provas de sábado o número caiu para metade. Ao início da manhã apenas 16 continuavam em prova. Para a fase final haveriam de passar apenas 12. Tempo para as ultimas rondas de corridas no simulador. A competição foi acesa, os ânimos também. Dos 16 que ainda foram ao Estoril no sábado, os 10 com melhores tempos apuraram-se para a fase final. 2 Caíram e os outros 4 foram ao playoff. Nada diz corridas como um bom mano-a-mano. Haveria, por isso, tempo ainda para duas rondas em ecrã dividido. Assim é sempre mais emocionante.
O primeiro objetivo do dia estava ultrapassado - chegar aos 12 finalistas. Agora era altura de largar o simulador. À espera dos magníficos, uma série de provas para testar as suas capacidades como aspirantes a condutores da vida real. O grupo foi dividido em dois. Metade foi andar de Nissan, os restantes para a prova de pressão com os Media. Depois trocaram. Para o fim ficaram os testes físicos, disputados com os 12 em conjunto.
Os participantes eram congratulados com pontos em cada uma das provas. Os 3 primeiros tinham à espera o bilhete de acesso à final de Silverstone. Os mais aptos para o volante mostraram-se desde logo com a possibilidade de correr num circuito improvisado. À partida, nada seria mais importantes do que brilhar nesta prova. Mas não, esta não era a única vertente da fase final. Afinal, os bons pilotos têm que saber lidar com os Media e, acima de tudo, mostrar convicção. Com perguntas em português e inglês, todos foram entrevistados para mostrarem o que valiam sob pressão. Nesta categoria, até saber se uma final de um campeonato valia mais que o casamento da irmã mais velha valia.
Para finalizar, os testes físicos. Porque ninguém chega longe sentado no sofá. Os participantes participaram numa série de testes, incluído flexões, impulsão de salto e prova de resistência dos 20 metros. O pódio já antes ganhava forma, com alguns nomes em grande destaque para a fase final. As alterações não foram muitas. O dia já era longo e aproximava-se do fim. A ansiedade aumentava. Os participantes estavam prestes a saber quem teria a possibilidade de cumprir o tão ambicionado sonho.
Raul Pereira (1º), Diogo Sousa (2º) e Hugo Gonçalves (3º) foram os premiados. Depois de uma prova que tinha começado já meses antes, finalmente a esperada recompensa. Em Agosto vão representar Portugal em Silverstone. Mas, mais importante que isso, vão tentar cumprir um sonho que outros já conseguiram. Um sonho com génese num mundo virtual, mas que tem o seu expoente no mundo real. Bem real… no asfalto de Silverstone.