GTA 5 receberá software muito requisitado 9 anos após o seu lançamento
BattlEye.
Cheaters a causarem o caos nos servidores PC de GTA 5 é um problema conhecido há muitos anos. Os fãs criticaram repetidamente a Rockstar por não tomar medidas decisivas que pudessem limitar a escala das atividades deste cheaters, e parece que o panorama vai finalmente mudar.
De acordo com a atualização mais recente, a versão PC do jogo pode finalmente receber software anti-cheat 9 anos após o seu lançamento.
TezFunz2 foi o primeiro a reportar essa informação, partilhando um screenshot das notas de patch do SteamID para GTA 5 que mostram a atualização no PC. As notas revelam que a Rockstar Games optou pelo BattlEye como ferramenta anti-cheat.
Infelizmente, a escolha deste software específico pode ser questionável. O BattlEye, embora popular e amplamente utilizado em muitos jogos, é considerado relativamente ineficaz na deteção e ban de jogadores desonestos.
Também há dúvidas se a presença do anti-cheat no jogo afetará o extenso cenário de modding. Existe ainda o risco de que mods instalados para o single player possam ser detetados como cheats e resultem na expulsão dos jogadores dos servidores.
GTA 5 foi lançado no PC em 2015 e, anos depois, continua a ser jogado por milhares de jogadores. A sequela, GTA 6, chegará algures em 2025.