Passar para o conteúdo principal

GTX 970 sem atualização para melhorar desempenho

O problema está nas especificações do hardware.

Afinal, a gráfica Nvidia GTX 970 não vai receber uma atualização para corrigir o seu problema de memória que ocorre quando é exposta a situações extremas.

A atualização foi prometida erradamente por um dos funcionários da Nvidia no fórum GeForce, mas a companhia esclareceu no Twitter que "não existem planos para uma atualização específica para a GTX 970".

A base do problema é que a Nvidia comunicou especificações erradas para a GTX 970, levando a crer que era igual à GTX 980 em vários aspectos, quando na realidade não era (podem consultar aqui as especificações originais e as verdadeiras).

Uma das informações erradas diz respeito à largura de banda da memória. A placa tem 4 GB de memória, que está dividida em duas partes: uma de 3.5 GB e outra de 512 MB. A primeira parte é capaz de operar a 192GB por segundo, enquanto a segunda parte mais pequena está restrita a 28 GB por segundo.

Em situações exigentes, por exemplo quando querem correr um jogo a elevadas resoluções com tudo no máximo, a placa é obrigada a aceder aos 512 MB extra, mas devido à largura de banda menor, podem acontecer problemas como engasgos na framerate.

Lê também