Guild Wars 2: Como funcionam as micro-transações
Ouro e gems serão as moedas do jogo.
Guild Wars 2 não será um título free-to-play, no entanto, a ArenaNet vai investir forte nas micro-transações na sequela, que ao contrário do antecessor, são uma das bases do jogo.
Para perceberem as micro-transações necessitam de conhecer três coisas: Ouro, karma e gems. O ouro é a moeda utilizada mais comum e podem ganhá-lo simplesmente ao jogarem. O karma também é ganho, só que não pode ser trocado e desbloqueia "prémios únicos". As gems serão a moeda das micro-transações e podem ser trocadas por ouro ou vice-versa.
Para a ArenaNet é importante que as micro-transações não criem um desequilíbrio no jogo, dizendo que "não é razoável que os jogadores comprem um jogo e não possam desfrutar dele sem compras adicionais, e não é razoável que os jogadores que gastam dinheiro tenham uma vantagem injusta em relação aos jogadores que gastam tempo."
"O consumidor decide a quantidade de dinheiro que quer gastar no jogo depois do lançamento, tendo em conta o quão envolvente é para ele. Recebes um jogo completo e jogável de qualquer forma, mas pensamos que podemos oferecer conteúdos adicionais e serviços e que podes ficar contente com aquilo que pagaste. E quando pagas por esses conteúdos, ajudas a fundar o nosso suporte de Guild Wars 2 numa maneira que todos os jogadores ficam beneficiados."
A ArenaNet promete que as micro-transações vão incluir itens com um visual e expressão distinta, para além de pouparem tempo.