Há novas recomendações da Valve para o Early Access
Não são regras, mas antes conselhos para os produtores
A Valve atualizou a sua lista de recomendações/conselhos para os produtores terem em consideração antes de lançarem um jogo o Steam Early Access, que serve para que os consumidores possam comprar um jogo antes de estar acabado e contribuam com feedback para a versão final.
A primeira destas novas recomendações, publicadas originalmente pelo Giantbomb, é "Não lances o teu jogo no Early Access se não podes continuar a desenvolvê-lo com poucas ou nenhumas vendas".
Já houve casos em que depois de lançados no Early Access, os jogos deixaram de receber atenção dos produtores porque as vendas foram poucas e como tal, estes chegaram à conclusão que não valia a pena continuar a perder tempo e dinheiro.
A segunda recomendação é sobre manter os utilizadores informados. Conforme dito pela Valve, "se sabes que uma das tuas atualizações no Early Access vai inutilizar os ficheiros de gravação ou obrigar o consumidor a começar algo de novo, assegura que dizes logo isso".
Outro conselho é desenvolver o jogo até um ponto que esteja jogável.
"Se tens uma demo tecnológica, mas sem muita jogabilidade, então é provavelmente demasiado cedo para o Early Access."
"Se tens uma demo tecnológica, mas sem muita jogabilidade, então é provavelmente demasiado cedo para o Early Access. Se estás a tentar testar um conceito ou ainda não percebeste o que os jogadores vão fazer no teu jogo, então é provavelmente demasiado cedo," diz a Valve.
Por último, a Valve sublinha que o Early Access não é o sítio ideal para jogos já muito próximos da versão final.
"Se tens toda a jogabilidade definida e apenas estás à procura de realizar o teste final de erros, então o Early Access não é o sítio ideal. Provavelmente apenas queres mandar algumas chaves aos fãs para realizar mais alguns testes. Pretende-se que o Early Access seja um sítio onde os consumidores possam ter impacto no jogo".
Importa perceber que isto são apenas recomendações e não regras, pelo que se quiserem, os produtores podem ignorar os conselhos da Valve. De qualquer forma, as novas recomendações são um indício de que a Valve controlará mais o Early Access de agora em diante para prevenir situações que sejam prejudiciais aos consumidores.