Hacker de GTA 6 encaminhado para um hospital psiquiátrico
Avaliação negativa da sua saúde mental.
Arion Kutraj, de 18 anos, fazia parte de um grupo de hackers denominado Lapsus$, responsáveis por invadir os servidores da Uber, Nvidia e até da própria Rockstar – o último dos quais resultou no grande leak do protótipo do GTA 6. Agora, ele foi considerado impróprio para julgamento e, em vez disso, o tribunal ordenou que fosse internado num hospital psiquiátrico por tempo indeterminado.
De acordo com a BBC, o juiz disse que as habilidades e o desejo de Kurtaj em cometer crimes cibernéticos significavam que ele continuava a ser um alto risco para o público, sendo que permanecerá num hospital seguro para o resto da vida, a menos que os médicos considerem que ele não representa mais um perigo.
Os médicos consideraram Kurtaj incapaz de ser julgado devido ao seu autismo grave, e parece que o hacker foi violento mesmo estando sob custódia, com dezenas de relatos de ferimentos ou danos materiais.
Uma avaliação de saúde mental usada como parte da audiência de sentença disse que ele “continuou a expressar a intenção de regressar ao crime cibernético o mais rapidamente possível. Ele está altamente motivado”.
Lembremos que mesmo sob supervisão policial e sem acesso a um computador, o hacker ainda conseguia invadir servidores. Por exemplo, o ataque mencionado acima nos servidores da Rockstar foi supostamente realizado usando um smartphone e um descodificador Amazon Fire Stick TV. Kurtaj roubou 90 vídeos do inédito e aguardado Grand Theft Auto 6.