Passar para o conteúdo principal

Helicópteros, Bikinis, e manias Japonesas

Mas afinal que se passou nesta semana?

Ao contrário do que se via no passado, a indústria não parece querer parar nestes meses de Verão nos quais os adeptos preferem passar os tempos fora de casa. Podemos notar um abrandamento e um ritmo de lançamentos mais suave, mas mesmo assim temos uma quantidade interessante de notícias e novidades a chegar às lojas, algumas delas de peso e com relevo não só no imediato como também a longo prazo.

Com as viagens para a praia e a cabeça centrada nos bikinis mais giros que se vai vendo, é fácil perder a noção de tudo o que está a ser divulgado e então aqui estamos para reunir num só local os destaques da semana que findou e para partilhar a nossa opinião sobre alguns desses mesmos destaques. Mais do que isso, também queremos aqui partilhar as opiniões da comunidade sobre os principais temas e destacar os comentários dos leitores mais oportunos e mais pertinentes que vão sendo feitos.

Sendo nós jogadores ao serviço de jogadores, ler os comentários dos leitores é algo que fazemos, pois é uma forma de reunir o feedback sobre as situações noticiadas e de tentar perceber como a comunidade reage ao que vai sucedendo. Frequentemente ficamos aqui entre nós a comentar as notícias e os acontecimentos e não temos a oportunidade de partilhar isso com os leitores, portanto esperamos que assim possam ficar um pouco mais por dentro da forma como encaramos alguns dos pontos altos das semanas que vão passando e ao mesmo tempo iremos perceber melhor como cada um encara esta nossa indústria e o que vos oferece.

Com o Comic Com 2012 em San Diego a preencher a semana, muito foi revelado e apresentado no evento e um dos anúncios mais curiosos foi mesmo a atualização para formato de alta definição do clássico PSone/Dreamcast da Capcom, Jojo's Bizarre Adventure para a PSN e Xbox Live. Grandes momentos passei ao lado deste jogo no seu formato original e levou a que me tornasse fã dos desenhos animados e da banda desenhada. Enquanto aguardo pelo próximo título original da Namco Bandai para a PlayStation 3, nada melhor que revisitar este momento clássico e pessoal no campo dos jogos de luta em 2D. No entanto, a opinião geral da comunidade pode ser descrita por RhapsodyRules que comentou, "Só esse jogo arruma com um pacote de 2100 pontos sozinho. No thanks." É algo que vamos descobrir no final de Agosto.

Gears of War: Judgment é um dos exclusivos Xbox 360 mais aguardados e se já era sabido que chegava em 2013 e esta semana ficámos a saber tudo em específico. Será no dia 19 de Março que vamos conhecer os eventos de uma nova equipa liderada por Baird e Cole. O People Can Fly assumiu as rédeas da produção e com o apoio da Epic Games pretende criar uma nova experiência dentro da série e pelo que temos visto tem tudo para ser diferente dos outros três jogos. Uma abordagem diferente ao multijogador e uma campanha completamente nova. Vamos seguir atentamente pois todas as informações vindas de Sera são sempre bem-vindas e nada melhor que continuar a seguir as novelas escritas.

"Quando vi o trailer do Resident Evil 6, parece mais um filme de ação de Hollywood que um jogo de zombies. Bem, mas levem em conta que é apenas o trailer," disse Shinji Mikami sobre o mais recente jogo na série que o próprio criou. Depois de marcar a indústria com o primeiro Resident Evil e com o reformular de todo um género com o 4º jogo, Mikami está a trabalhar num novo jogo no seu Tango Entertainment, pertencente à ZeniMax Media, e de certa forma é sempre curioso ler o que tem a dizer sobre o que se faz pois pode dar-nos pistas para o que está ele mesmo a criar.

"Quando vi o trailer do Resident Evil 6, parece mais um filme de ação de Hollywood que um jogo de zombies. Bem, mas levem em conta que é apenas o trailer. - Shinji Mikami"

Continuando pelo Japão, ficámos a conhecer os dados mais atuais relacionados com as vendas da PlayStation Vita no seu país de origem, desde que foi lançada em Dezembro. Segundo revelado a portátil vendeu 790.633 unidades em sete meses, tendo o recente Persona 4: The Golden o seu jogo mais vendido com 188.782 unidades. A SCEJ revela que estes dados estão ao encontro do previsto mas certamente seria de esperar uma atitude mais agressiva e até empenhada por parte da Sony, tendo em conta a força que as portáteis tem no Japão. A PlayStation Vita tem um catálogo de jogos diversificados mas sete meses depois do lançamento podemos dizer que permanece ainda sem um real system seller.

"Todas as consolas atravessam a mesma maré de falta de jogos nos primeiros meses de vida. É normal, porque enquanto algumas editoras trabalharam com o compromisso de entregar títulos de lançamento, outras trabalham sem esse compromisso e normalmente a primeira vaga de jogos AAA só começa a chegar alguns meses depois do lançamento," partilhou o Maximus500. Já Master_Zica acredita que não existe tempo para paciência e que são precisas medidas rápidas, "comparem os números e o tempo que a Nintendo demorou até 'entrar em acção' com a situação da Vita... Eu acho que a Sony tem que tomar medidas e depressa".

"Eu acho que a Sony tem que tomar medidas e depressa. (sobre a PS Vita) - Master_Zica"

Apesar do passado ser concordante com o Maximus500, não podemos deixar de sentir que não é normal com a PS Vita. É um panorama e tendência que devia ter sido evitado precisamente pelo motivo referido pelo Zica, a Nintendo apostou numa estratégia diferente, colocou a 3DS como produto premium, com preço acima do seu habitual, e a reação do público forçou uma descida de preço. A Sony por seu lado sentiu que tinha de seguir a sua filosofia de apresentar um preço premium por um produto digno do estatuto, deveria ter apresentado uma estratégia de lançamentos consistente e ritmada. O que se sente é que a Vita não tem jogos e que os lançamentos são escassos, algo que não é propriamente verdade. No entanto, sem jogos que incentivem um ritmo consistente nas vendas, os incentivos vão-se perdendo e a imagem da consola é afetada. Assim é compreensível que se atribua uma imagem de passividade à Sony e que se sinta ser urgente aplicar algo.

Quem continua com bom vigor na família Sony é a PlayStation 3 e se tal como eu são devotos da série Ratchet & Clank então as recentes novidades sobre Q-Force deixaram-vos contentes para depois vos deixar preocupados. A possibilidade de jogar com Qwark pode ser encarado como um extra intrigante enquanto o modo cooperativo pode representar algo em grande e deixa expectativas. O regresso a um sistema de câmara clássico também mostra que o Insomniac Games quer decididamente experimentar coisas novas e tentar melhorar o produto, nem que tenha que voltar atrás, às origens, mas a tal componente de defesa de torres implementada no esquema de jogo deixou-nos preocupados.

No geral as reações foram no mesmo sentido, "La vem porcaria outra vez. Tudo que li aqui apenas me faz tremer de medo. Eu queria uma grande experiencia SINGLE PLAYER!!! Mas porque nao fazem um ratchet&clank como os que a malta gosta?! O último do co op nem vou comentar :(, este com tower defense então," disse o blueyes25. All 4 One não parece ter caído bem entre os fãs e a promessa de um jogo mais em jeito clássico é irresistível, mas o implementar de novas funcionalidades pode magoar mais o jogo do que lhe fazer bem. Vamos deixar com que o fã dentro de nós aguarde com pouca paciência.

Paciência é o que já falta aos fãs de Grand Theft Auto e perante duas novas imagens de GTA V a internet ficou louca. As duas imagens sabem a pouco, muito pouco, mas servem para mostrar um aparato visual bem agradável e vemos uma cidade pronta para se mostrar diversificada, inspiradora e cativante. Aqui nem sequer queremos destacar comentários, apenas que vejam os divertidos gifs que foram colocados ao longo da página. Para tornar tudo ainda mais amargo temos a confirmação que o jogo vai falhar a Gamescom, algo que não nos animou mesmo nada.

Já no final da semana tivemos a intrigante notícia que a Nintendo poderia estar a trabalhar para voltar a adquirir a Rare. De uma forma geral toda a comunidade apaixonada pelo trabalho da Rare tem sentido que o estúdio tem sido mal aproveitado pela Microsoft e quem não desejaria ver o estúdio regressar a experiências mais séries e hardcore? Enquanto uns acreditam que a Microsoft colocou o estúdio a trabalhar no que sabe fazer melhor, outros acreditam ser quase um crime a Rare estar a trabalhar em produtos Kinect enquanto poderia estar a trabalhar num novo Killer Instinct, num novo Kameo, ou claro num novo Banjo. O estúdio não tem vivido bons momentos nos anos mais recentes e seria bom uma viragem.

"Seria uma vitória linda da Nintendo se isso acontecesse.Tomara que a Nintendo consiga mesmo, pois tem tanto ouro na RARE, que chega a ser até pecado a M$ não aproveita-las. Resumindo: Má administração da M$!", diz o Gups servindo como reflexo da forma como a comunidade encarou esta notícia. São rumores e especulações mas sem dúvida que, mesmo perante um estúdio diferente daquele que foi adquirido pela Microsoft, existe ali muito talento e criatividade que claramente não tem sido aproveitados.

"Mas o comportamento da SE é lamentável. O que quer que tenham feito ao jogo, acho que devem aos fãs um esclarecimento. (sobre Final Fantasy Versus XIII) - Fanboy_Killer"

Aproveitamento é também a palavra na ordem do dia quando se pensa que Final Fantasy Versus XIII pode ter sido cancelado. Um jogo em produção há seis anos (pelo menos o anúncio), apesar de alguns preferirem estabelecer cálculos matemáticos mais brandos com equações e somas de tempo de desenvolvimento parado, continua sem grandes notícias e outrora dado como um dos mais bombásticos exclusivos PlayStation 3, pouco se sabe sobre o mesmo. Nada foi confirmado oficialmente, mas o desânimo é quase inevitável pois nada é revelado sobre o jogo há mais de um ano. Mas o mais interessante é olharmos para a forma como a comunidade reage sobre um jogo que pouco viu e sabe, mas que na melhor das hipóteses gostou da arte apresentada.

A Redação da Eurogamer é muito puritana. - hankpiaget

"Não percebo porque anunciaram que a produção tinha começado a 100% no fim do ano passado então... Provavelmente vai-se chamar XV ou então muitos dos seus elementos vão passar para o FF XV. Depois de jogar no universo do XIII até acaba por ser uma coisa boa. Também é preciso ter em conta que ao fim de 6 anos de produção o jogo se calhar já não correspondia aos padrões dos dias de hoje e a SE teve medo de desapontar muita gente. Há 6 anos atrás ainda jogávamos PS2 e Gamecube, lembrem-se disso. Muita coisa mudou. Mas o comportamento da SE é lamentável. O que quer que tenham feito ao jogo, acho que devem aos fãs um esclarecimento." Quem o diz é o Fanboy_Killer e na sua opinião aquilo que mais destacaríamos seria o colocar em causa o comportamento da Square Enix perante o jogo.

É estranho que a Square Enix se mostre tão passiva em relação a toda a situação do jogo e mesmo que toda a escala de Fabula Nova Crystallis tenha sido em demasia para o que a companhia estava a antecipar, o certo é que tem saído vários outros projetos enquanto este insistentemente vai ficando como que esquecido. Queremos saber "Afinal o que se passou?" O possível cancelamento de todo o desenvolvimento, mais do que sentir que foram seis anos deitados fora, faz pensar sobre como está a ordem de trabalhos na companhia e como será com as suas principais séries. Tendo em conta como Kingdom Hearts 3 simplesmente parece querer não surgir.

A praia continua à nossa espera e o final do ano, assim como o início do outro vai ganhando forma, portanto vamos continuar atentos ao que se passa para vos transmitir tudo o que precisam de saber. Apesar de estarmos em Julho sentimos que esta é uma altura importante para a indústria e temos bons lançamentos a caminho e esperamos que as informações sobre a rentrée se mantenham e esperamos por confirmações e reacções oficiais.

Lê também