Hideo Kojima deslumbrado com Furiosa
Já o viu três vezes no cinema.
Hideo Kojima, aclamado mestre japonês conhecido pela sua paixão pelo cinema, está completamente rendido ao filme Furiosa: Uma Saga Mad Max, que já viu três vezes em cinemas IMAX.
“A perseguição com Octoboss (o nome é como em MGS). Ainda me faz vibrar, independente das vezes que já a vi. O ritmo do movimento e os ataques para trás, para a frente, debaixo do camião, no ar, no camião, a direção e a câmara,” escreveu Kojima numa longa mensagem na rede social X, onde tem falado imenso sobre o filme de George Miller.
“O espaço conectado entre as cenas de ação está bem definido, é muito fácil de compreender mesmo quando mudam as posições. Este tipo de conexão não pode ser alcançado ao filmar com várias câmaras em simultâneo e depois editar. É um milagre que tudo foi calculado e estudado na pré-visualização e realizado com acrobacias e efeitos especiais. Isto é arte de ação. A forma como a perseguição também está muito bem feita.”
“Um carro lateral, conduzido por um polvo preto atravessa a estrada, onde temos um vislumbre dos seus sapatos. Após isso, uma câmara em movimento nas costas enquadra a perseguição numa só filmagem. É revelado o truque do skate, o pára-quedas abre e o polvo surge. O polvo de pára-quedas no outro lado também aparece e a câmara ergue-se acima dele, rodando acima da pista (e substituindo o pára-quedas), levando-nos para o ataque e defesa com os Warboys.”
“Apenas o George podia ter feito tamanha cena complexa numa filmagem ininterrupta. Vou vê-lo novamente, não em IMAX, mas em CinemaScope, e na versão japonesa.”
Foste ver Furiosa aos cinemas? Se sim, estás tão rendido ao filme quanto o mestre Kojima?